Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Novo edital do Clickarvore para doação de mudas
19/10/2011


3º Edital do Clickarvore vai restaurar mais de 160 hectares de Mata Atlântica. Novo edital complementar já está com inscrições abertas

O programa Clickarvore anunciou o resultado de seu 3º Edital. No total, 34 proprietários serão contemplados com 278.74 mil mudas para a restauração de 160 hectares de Mata Atlântica, em especial de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Foram selecionadas propriedades em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia. A doação de mudas é patrocinada pelo Bradesco Cartões e Bradesco Capitalização. As áreas selecionadas serão avaliadas por especialistas da SOS Mata Atlântica durante três anos e receberão as mudas de acordo com o tamanho da propriedade. A ONG fará, ainda, vistorias para verificar como as mudas estão sendo mantidas. Constatada uma boa manutenção, os proprietários rurais receberão bonificações pelo trabalho desenvolvido.

E estão abertas as inscrições para o Edital Complementar do Clickarvore, que fornecerá mais 705 mil mudas a proprietários de terra para o restauro de 423 hectares de Mata Atlântica no Brasil. Interessados devem se inscrever pelo site www.clickarvore.com.br até 24 de maio de 2012. Veja os detalhes a seguir.

SOS Mata Atlântica abre inscrições para novo Edital do programa Clickarvore

Com este Edital, a ONG promoverá a restauração de 423 hectares de Mata Atlântica.

A Fundação SOS Mata Atlântica está com inscrições abertas para o Edital Complementar do programa Clickarvore. A intenção é fornecer 705 mil mudas de espécies nativas à proprietários de terra, para restaurar 423 hectares de Mata Atlântica. Podem participar proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e ONGs. Quem tiver interesse deve se inscrever até o dia 24 de maio de 2012 pelo site www.clickarvore.com.br. O programa Clickarvore é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril.

Segundo a coordenadora do Clickarvore, Aretha Medina, o edital foi concebido para contribuir com a restauração e conservação do Bioma, especialmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs). “Para isso, contamos com a mobilização de internautas, empreendedores do setor e também com o envolvimento de proprietários interessados em restaurar áreas naturais de suas propriedades”, destaca.

Com o lançamento desse edital, projetos para a restauração de áreas de 1,5 a 30 hectares serão apoiados por meio da doação de mudas de árvores nativas patrocinadas pelo Bradesco Cartões e Bradesco Capitalização.

Para serem contemplados com a doação dessas mudas, os projetos devem ter como objetivo a restauração florestal; a conservação da biodiversidade regional; a proteção dos recursos hídricos; conectividade de fragmentos florestais e a proximidade de Unidades de Conservação (UCs).

A ONG fará, ainda, vistorias para verificar como está sendo conduzido o projeto de restauração florestal. Constatada uma boa manutenção, os proprietários rurais receberão bonificações pelo trabalho desenvolvido, correspondente a um valor fixo por muda e proporcional a área restaurada.

Podem participar propriedades das regiões Oeste de São Paulo; Sudoeste e Leste do Mato Grosso do Sul; todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo; Sul da Bahia; e Leste de Minas Gerais. O Edital, com todas as informações, está disponível em https://clickarvore2.websiteseguro.com/editais/edital-complementar.pdf . Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email restauracao.areatecnica@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 4013-3445/4598.

1 Click = 1 Voto

Em dez anos de atividade, o programa já recuperou mais de 13 mil hectares da Mata Atlântica. Além de um programa de restauração florestal, o Clickarvore é uma grande rede de parcerias entre internautas, empresas patrocinadoras, viveiros fornecedores e proprietários rurais interessados em contribuir para a restauração do bioma.

A seleção das áreas de plantio, como as regiões escolhidas neste edital, é apresentada no site www.clickarvore.com.br para que internautas, por meio do voto, definam as regiões onde serão plantadas as mudas doadas. Cada clique vale um voto. Diariamente, os internautas podem visitar o site e escolher uma região da lista pré-definida. Quanto mais votos para uma região, maior será o percentual de mudas que ela receberá. A escolha das regiões é sempre feita com base na disponibilidade de viveiros de mudas localizados no entorno.

Outra maneira de apoiar a iniciativa é o programa Mudas Pagas. Nele, o internauta pode comprar mudas e deixar que os técnicos da Fundação SOS Mata Atlântica decidam onde será feito o plantio, dentro das áreas selecionadas por editais, que são prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Cada muda custa R$ 2,00 e o lote mínimo para compra é de 5 (cinco) mudas.

Além de ter o nome divulgado no ranking de plantadores, sempre que o interessado fizer uma compra, a quantidade de mudas correspondente será acrescentada a um contador de mudas. Para cada muda comprada, o Clickarvore retribui com pontos, que podem ser trocados por descontos ou resgatados em produtos disponíveis na Loja Virtual da Fundação SOS Mata Atlântica.

Desafio Verde

Em cada voto diário, o internauta ganha pontos para jogar o Desafio Verde, criado para mostrar como funciona o processo de adequação ambiental de uma propriedade. Pelo jogo, cada internauta é dono de uma propriedade de terra onde pode plantar e cuidar das suas mudas, além de desenvolver atividades de agricultura, pecuária ou, ainda, piscicultura. Em cada etapa evoluída, o internauta terá aprendido sobre os benefícios da restauração para a Mata Atlântica e para sua propriedade virtual, como o aumento da quantidade de água, a biodiversidade e a melhora nas atividades agropecuárias disponíveis no jogo.


Compartilhe

Comentários

  • Donizeti Biscaro

    Tenho uma chácara em São José dos Campos e gostaria de receber mudas para plantio. Como devo proceder?
    donizeti.biscaro@etep:disqus .edu.br

  • Aparecida de Fátima Capelli

    trabalho em Suzano com projeto sócio educativo desenvolvido pelo Instituto Gusmão dos Santos. Gostaria de receber doação de mudas para serem plantadas em torno no nosso projeto.