Se mantenha informado de nossas ações
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
Mata Atlântica, a floresta da população brasileira
Restaurar a floresta, especialmente para proteger as nascentes e o fluxo hídrico e garantir água boa para nosso consumo e para as atividades também é primordial
14 de abril de 2022
A grandiosidade desse bioma tão valioso para nossa vida está presente nos parques naturais, nas propriedades rurais, nas florestas urbanas e até em muitas praças arborizadas. Ela está muito mais perto do que a gente imagina e o Rio é um belo exemplo, com o verde sempre presente nos seus cartões postais.
Vivemos na Mata Atlântica e nos beneficiamos de sua riqueza em termos de diversidade de espécies de árvores, plantas e animais, de seus importantes serviços ambientais – como a regulação do clima, a produção de água, fornecimento de recursos para a Economia. Ela é fonte de alimentos, possui uma beleza paisagística, um rico patrimônio histórico e abriga várias comunidades indígenas, caiçaras, ribeirinhas e
quilombolas que constituem a genuína identidade cultural do Brasil, além de ser sinônimo de mais qualidade de vida e bem-estar.
No entanto, do mesmo jeito que usufruímos desses benefícios, pagamos um preço alto por termos destruído cerca de 90% da sua área original. Os motivos para tamanha devastação recontam a história do desenvolvimento e ocupação do Brasil desde a chegada dos europeus. Mas as ameaças ainda estão presentes na atualidade. E, diante da emergência climática, o nosso futuro está em risco e é importante agir desde já.
O primeiro passo é conhecer a Mata Atlântica à sua volta. Uma forma é acessar o www.aquitemmata.org.br, buscar a sua cidade e conferir como está a situação das áreas naturais. O Estado do Rio de Janeiro já foi campeão de desmatamento. Porém, nas últimas edições do Atlas da Mata Atlântica, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), encontra-se no nível do desmatamento zero. Isso demonstra que é possível diminuir a devastação quando existe vontade política e participação da sociedade.
Além disso, muitas florestas nativas estão protegidas em Unidades de Conservação, públicas e privadas. Mas essa não é a realidade em toda a Mata Atlântica. A luta pelo desmatamento zero e preservar o que resta da Mata Atlântica é nossa prioridade. Planejar o crescimento e a ocupação das cidades é fundamental para dar mais segurança para as pessoas.
Restaurar a floresta, especialmente para proteger as nascentes e o fluxo hídrico e garantir água boa para nosso consumo e para as atividades também é primordial. No dia a dia existem muitas formas de contribuir por um ambiente melhor, seja na sua escola, no seu bairro, na sua empresa ou na comunidade. Reduzir o consumo e cuidar dos resíduos produzidos em casa, separar e destinar materiais recicláveis para o local
correto, diminuir o uso de água e energia são passos simples, mas bem importantes.
Relacionados
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica