Blog

Defeso da Sardinha
19/06/2017


O início do período de Defeso da Sardinha começou no dia 15 de junho. A pesca deste tipo de peixe será suspensa nas regiões Sudeste/Sul, do Cabo de São Tomé (RJ) ao Cabo de Santa Marta (SC) até o dia 31 de julho.

Quem for flagrado desrespeitando o período poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multas cujo valor varia de acordo com a quantidade de pescado apreendida. O consumidor que insistir em comer sardinha nesse período deve ficar atento à declaração de estoque. A venda da sardinha congelada durante o defeso não é proibido, contando que tenha sido feita a declaração do estoque anterior ao defeso. Se o estabelecimento não consegue informar se a sardinha foi pescada em data anterior ao defeso e com a devida declaração de estoque para comercialização, melhor não comprar.

É possível substituir a sardinha pela cavalinha e a trilha, que oferecem os mesmos nutrientes da sardinha e têm preços semelhantes.O outro período de defeso da sardinha acontece no verão, entre 1º de novembro e 15 de fevereiro.


Tags

Compartilhe

Comentários