Blog

Grupo do Observando os Rios leva menção honrosa em premiação
08/03/2017


Um grupo de monitoramento do projeto Observando os Rios ganhou uma menção honrosa no Prêmio do I Encontro Nordestino das Licenciaturas de Ciências Biológicas, com o trabalho “Monitoramento da Qualidade das Águas como Ferramenta de Educação Ambiental no Rio São Francisco, Penedo-AL”, local de atuação do grupo, representado por Maria Dandara Farias da Silva, Raiane de Jesus, Zilma de Oliveira e Claudio Sampaio.

O trabalho se baseou no monitoramento e análise da água realizada no âmbito do projeto, e apresentou medidas para minimizar o impacto constatado no Rio São Francisco, tais como: implantação de tratamento dos efluentes domésticos, recuperação de mata ciliar e educação ambiental para a conscientização dos moradores sobre o descarte inadequado de lixo nas margens do rio e cumprimento da legislação pesqueira.

A Fundação SOS Mata Atlântica parabeniza os voluntários por essa conquista! Contamos com vocês para continuarmos de olho na qualidade da água! E já abordamos aqui no site o Rio São Francisco e a importância de protegê-lo: leia o artigo.

O projeto – O Observando os Rios é um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica que envolve a comunidade no cuidado com a água. A coleta e análise da água em rios, córregos e lagos é feita por voluntários, reunidos em grupos de monitoramento, que são capacitados pela Fundação SOS Mata Atlântica. Os grupos analisam a água com um kit desenvolvido especialmente para o projeto e os resultados são reunidos em um banco de dados, disponibilizado na internet. A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar de grupos já existentes ou ajudar a criar novos grupos para monitorar rios próximos a escolas, igrejas e outros locais com potencial. Saiba mais.

 


Tags

Compartilhe

Comentários

  • Fabio Wacker

    Excelente iniciativa, pode transformar a realidade dos nossos rios, com apoio das Comunidades.