Com 50,7 milhões de pessoas vivendo próximas ao mar e 4 milhões de famílias, é fundamental construir um modelo que concilie a conservação ambiental, turismo, atividades econômicas sustentáveis e a preservação do patrimônio cultural das populações.
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
Com o segundo maior litoral da América Latina, o Brasil necessita de melhor gerenciamento de seus ricos ambientes – como manguezais, ilhas, recifes e dunas. A Fundação atua para ampliar áreas marinhas protegidas e para a aprovação do Projeto de Lei do Mar (6.969/13), que prevê equilíbrio entre o uso e conservação do mar e da costa.
Dos 17 Estados em que a Mata Atlântica está presente, 14 são banhados pelo oceano. Mar, costa e mata são ambientes interconectados.
Os ambientes costeiros e marinhos são fundamentais para a vida. Fornecem alimento, lazer, energia e são imprescindíveis para a estabilidade climática. Mas muitas atividades humanas impactam nossos oceanos, como lixo, esgoto doméstico, poluentes industriais, sobrepesca, turismo predatório, aquecimento do mar, etc.
Com o apoio de doadores e mediante acordos de cooperação com órgãos gestores, a Fundação mantém fundos de apoio para nove Unidades de Conservação (UCs) costeiras e marinhas.
QUALIDADE DE VIDA
Criar e fortalecer áreas protegidas (definidas no Brasil como Unidades de Conservação), é uma das estratégias mais eficientes para garantir a proteção e a continuidade destes serviços ambientais e da riqueza de vida da Mata Atlântica. Os conjunto das UCs, que são popularmente conhecidos como parques e reservas são criados pelo poder público ou por iniciativa particular, e protegidos por lei. Muitos deles estão próximos às cidades e interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas.
A Fundação já contabiliza o apoio a mais de 500 parques e reservas em áreas terrestres, marinhas e costeiras.
Na Mata Atlântica, existem mais de 2.300 parques e reservas. Destaca-se o papel do setor privado, que é responsável pela criação e manutenção de cerca de 1.000 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).
Entre as Unidades de Conservação mais conhecidas estão o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Além disso, diversas áreas costeiras e marinhas consideradas importantes cartões portais brasileiros estão protegidas por parques e reservas.
A SOS Mata Atlântica atua para dar visibilidade, estimular a visitação, aumentar e consolidar as Unidades de Conservação, ampliando o protagonismo da sociedade civil, dos órgãos ambientais e dos proprietários privados.
Iniciativas que representam
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
info@sosma.org.br
+55 (11) 3262-4088
Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Conj. 1318
01311-300 - Bela Vista - São Paulo/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica