Água é vida

A água é um bem essencial à vida. Porém, está a cada dia mais escassa e distante. Seja na floresta, na cidade ou na zona rural, todas as atividades dos seres humanos e demais seres vivos precisam de água para acontecer: a fabricação de produtos, o cultivo agrícola, a criação de gado, o crescimento das plantas, e a nossa própria respiração. A água está presente na constituição física de cada ser vivo. O ser humano, por exemplo, tem mais de 70% do corpo formado por água.

Um Mineral Único

A água é um mineral, elemento químico simples (H2O) fundamental para o planeta. Está por toda parte, forma oceanos, geleiras, lagos e rios. Cobre ¾ da superfície da Terra: um bilhão 340 milhões de quilômetros cúbicos. Abaixo da superfície, infiltrada no solo, há mais quatro milhões de quilômetros cúbicos que contornam rochas, cavernas, formam poços, lençóis e aqüíferos. Em torno do planeta, na atmosfera terrestre, existe mais de cinco mil quilômetros cúbicos de água, em forma de vapor. Embora exista muita água no planeta, o maior volume, 97,5%, está nos oceanos e é salgada: apenas 2,5% é doce, mas está concentrada nas regiões polares, congelada. Resta à humanidade 0,3% da água doce da Terra, armazenada no subsolo, o que dificulta sua utilização. Somente 0,007% está disponível em rios e lagos superficiais.

Um Bem Finito

Sem água, a vida como conhecemos seria impossível. Toda evolução dos seres vivos está associada e depende desse precioso líquido. A humanidade tem seu desenvolvimento associado aos usos da água e durante milênios o homem considerou-a um recurso infinito. Apenas há algumas décadas a humanidade despertou para a dura realidade de que, diante de maus usos, os recursos naturais estão se tornando escassos e que é preciso acabar com a falsa ideia de que os recursos hídricos, ou seja, a água, não é inesgotável. Em todo o mundo, cerca de três em cada dez pessoas - em um total de 2,1 bilhões - não têm acesso a água potável em casa, e seis em cada dez - seja 4,5 bilhões - carecem de saneamento seguro, de acordo com relatório divulgado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

É Preciso Cuidar Melhor da Qualidade da Água

O Brasil detém 12% da água doce disponível no mundo, mas sua distribuição é muito desigual. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 70% das doenças que levam a internações no Sistema Único de Saúde decorrem de contato com água contaminada.
A água é indicador da qualidade ambiental e da saúde pública. Também sinaliza o estado de conservação de florestas e as mudanças do clima para a sociedade. A qualidade da água varia de acordo com os modos de utilização do solo, da floresta, com as variações do clima e com os diferentes usos da água. Entre esses usos estão: abastecimento público e consumo humano, sustentação da vida aquática e equilíbrio ambiental, geração de energia, lazer, irrigação, indústria, navegação, composição da paisagem e do ambiente, além da diluição de resíduos industriais e esgoto.
Os principais rios brasileiros apresentam índices preocupantes em relação à qualidade e disponibilidade de água devido, principalmente, à resolução que permite a existência de rios de classe 4, aqueles que recebem poluentes que os mantém indisponíveis para usos múltiplos, como abastecimento público.

Ação Coletiva

A sociedade deve lutar pela despoluição dos rios da Mata Atlântica e dos demais biomas. Um dos exemplos desta ação coletiva é o levantamento da qualidade da água com voluntários e mobilização da sociedade civil, como ocorre no projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica. Outra ação é pressionar o poder público para extinguir a Classe 4 nos rios brasileiros, pois ela permite a existência de rios poluídos e que não podem ser utilizados para fins como abastecimento. É preciso também cobrar a implementação dos Planos de Bacia e da Cobrança pelo Uso da Água Rural e Urbana - instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH (9.433/97).
Água

Enviaremos sempre os melhores materiais, convites e notícias.

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ajude a Fundação a conquistar mais resultados.

Fundação SOS Pro-Mata Atlântica

info@sosma.org.br

+55 (11) 3262-4088

Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Conj. 1318

01311-300 - Bela Vista - São Paulo/SP

57.354.540/0001-90

2021 © SOS Mata Atlântica