Eventos

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

13º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável contará com participação e apoio da SOS Mata Atlântica
28/10/2017


Data do evento: 28/10/2017

A Fundação SOS Mata Atlântica participará, no dia 28 de outubro, do 13º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), evento que discute o desenvolvimento das boas práticas e da sustentabilidade do turismo ecológico no país. O evento será realizado durante a Adventure Sports Fair, principal feira da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo, que ocorre desde 1999.

Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, afirma que o evento será uma boa oportunidade para mostrar a importância dos parques para a manutenção do contato das pessoas com a natureza e, também, como fonte de turismo, renda e desenvolvimento para o Brasil.

“O país tem um potencial enorme para o turismo. No entanto, não sabe explorar essa condição. O México, por exemplo, um país muito menor, recebe hoje quase cinco vezes mais pessoas por ano do que o Brasil”, afirmou Mantovani.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) divulgou recentemente um estudo que mostra como o país ainda tem potencial para crescer no segmento turístico. Foram 6,8 milhões de turistas estrangeiros em 2016 e a expectativa chega a 7,4 milhões de visitantes até 2020. O México, cujo território é 4,3 vezes menor do que o do Brasil, tem resultados e expectativas com o Turismo bem superiores: cerca de 34 milhões de turistas em 2016, pretendendo chegar a 40,5 milhões daqui a três anos.

Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS)

A ideia do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável surgiu em 2002, com a criação do Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS), durante o Ano Internacional de Ecoturismo. O Fórum saiu do papel em 2004, com a participação ativa da Fundação SOS Mata Atlântica, com o objetivo de disseminar as boas práticas de sustentabilidade.

O encontro também contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais que discutirão a importância das Unidades de Conservação (UCs) para estimular o turismo local.

Entre os participantes, estão: Kika Bradford, da Confederação Brasileira de Montanhismo, Angela Kuczach, da Rede Pró-UC, Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kelen Leite, chefe do Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (REVIS Alcatrazes), além de Roberto Ibrahim, do hotel Nau Royal e associado da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association).

O evento contará ainda com a diretora de Uso Público do Parque Nacional de Galápagos, Veronica Santamaria. “A Fundação SOS Mata Atlântica apoia a gestão de Alcatrazes, que deve ser aberto para visitação pública nos próximos meses, e a experiência de sucesso de Galápagos pode ser uma importante referência. Alcatrazes, inclusive, tem muitas belezas e semelhanças com o arquipélago equatoriano”, diz Erika Guimarães, gerente de áreas protegidas da ONG, que apoiará a gestão do local.

Também participarão do evento a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), Instituto ECOBRASIL, WWF Brasil, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Erika ressalta a importância de aproximar a sociedade dos parques e de outras Unidades de Conservação. “É importante aperfeiçoar os modelos de parceria com nossos parques e permitir que os cidadãos possam visitar e desfrutar dessas áreas, e com isso e mostrar sua importância para o desenvolvimento do país”, afirma.

A programação completa do Fórum pode ser conferida aqui.


Tags

Compartilhe

Comentários