Nossas Causas
Restauração da Floresta
Vivemos em um modelo ultrapassado de desenvolvimento sustentado no mito da abundância. Todos os principais ciclos econômicos da história do país seguiram a lógica de que o crescimento se dá por expansão territorial e desmatamento, da exploração do Pau-Brasil, agropecuária até a industrialização e expansão das cidades. Começamos pela costa, acabando com cerca de 90% da área original da Mata Atlântica.
Precisamos restaurar nossas florestas, sobretudo nas áreas de nascentes, mananciais e a mata ciliar nas margens dos rios, para mitigar os riscos atuais e futuros de desabastecimento de água.
A restauração florestal não consiste unicamente no plantio de mudas de espécies nativas da região, mas reproduzir, de fato, um ambiente nativo funcional, com a presença da biodiversidade regional e que exerça serviços ecossistêmicos – como sequestro de carbono, melhoria na qualidade e quantidade de água e recuperação de paisagens naturais –, exatamente como a floresta exercia em seu estado original.
O Brasil assumiu compromissos internacionais de recuperação das florestas, aderiu ao Desafio de Bonn e à Iniciativa 20×20. No Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, incluiu como meta restaurar 12 milhões de hectares de florestas e implementar 5 milhões de hectares de sistemas com integração entre lavoura, pecuária e floresta, até 2030, além de recuperar mais de 5 milhões de pastagens degradadas até 2020. Com apenas 12,4% da vegetação original, a Mata Atlântica é o bioma que mais deve ser beneficiado por esta meta de restauração.
A SOS Mata Atlântica atua para mobilizar o poder público, instituições privadas, proprietários de terra e a sociedade civil com o objetivo de restaurar florestas a partir da implementação da Política Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) e de seus instrumentos, em especial o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), que visa a recuperação de 12 milhões de hectares até 2030, principalmente em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL).
Conheça o programa Florestas do Futuro e o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil.
Fundação e Cetesb juntas pela restauração ambiental e cumprimento de TCRAs.