Apoie nossas
causas
Se mantenha informado de nossas ações
19 de December de 2025
Com enorme admiração, a Fundação SOS Mata Atlântica comunica o encerramento e agradece pelos 33 anos de dedicação de Beloyanis Monteiro à causa da Mata Atlântica e do meio ambiente dentro da instituição.
“Belô” Monteiro foi responsável, por muitos anos, por cuidar do programa de voluntariado da Fundação. Sob sua gestão, o modelo colaborativo de trabalho começou a ser utilizado na relação com as comunidades, compartilhando conhecimentos de captação de recursos e capacitando pessoas para desenvolverem seus próprios projetos de impacto.

Foto: Arquivo pessoal.
Recentemente, acompanhando mudanças na estrutura da organização, Belô migrou para a área de Políticas Públicas. Representou a sociedade civil no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) do Estado de São Paulo, desenvolveu projetos de criação e implementação de Planos Municipais da Mata Atlântica em diversos municípios e continuou atuando de forma colaborativa em coletivos como a Rede de ONGs da Mata Atlântica, tendo como uma de suas últimas entregas a Casa da Mata Atlântica em Belém, durante a COP30.
“Seu compromisso com a agenda socioambiental, com a defesa da Mata Atlântica e com a atuação colaborativa deixam uma marca profunda em todos nós e um enorme legado. Além da incansável dedicação e do pioneirismo na construção de um modelo de voluntariado ambiental, sempre motivando e estimulando as equipes, colegas de redes e organizações do movimento ambientalista, sua alegria contagiante e espírito de fé na vida, mesmo nos momentos mais desafiadores, nos inspira”, escreve Malu Ribeiro, diretora de Políticas Públicas.
A SOS Mata Atlântica agradece todos os aprendizados deixados e se despede com carinho e o compromisso de continuar o seu legado.

Belô (ao centro) com a equipe da SOS Mata Atlântica em ato cívico em Brasília em 2023. Foto: Fernando Castro.