Se mantenha informado de nossas ações
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
“Cinzas da Floresta” terá exibição gratuita em São Paulo
Filme fala sobre o trabalho das brigadas voluntárias que combatem incêndios florestais
1 de junho de 2023
Nesta sexta-feira, 2 de junho, haverá uma exibição gratuita do filme “Cinzas das Floresta” (2023), dirigido por André D’Elia, na capital paulista.
Pela primeira vez numa tela de cinema, o documentário mostra a importância das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais num contexto de mudanças climáticas. A narrativa acompanha uma ação de ativismo do grafiteiro Mundano, que, ao viajar por um Brasil em chamas, coleta cinzas com o intuito de produzir a tinta usada em sua mais nova obra de arte: O Brigadista da Floresta, que homenageia os brigadistas voluntários e é uma releitura do famoso quadro “O Lavrador de Café”, de Candido Portinari.
O filme compensou as emissões de gases do efeito estufa atrelados à sua produção com a Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do plantio de árvores nativas do bioma em projetos de restauração.
A exibição faz parte da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que chega este ano à sua 12ª edição. A programação apresenta mais de 100 filmes, entre estreias – como o Cinzas da Floresta – e clássicos como o documentário “Cabra Marcado para Morrer” (1948), de Eduardo Coutinho.
Esta edição do festival volta a ser totalmente presencial, em salas de cinema da cidade de São Paulo, e segue sendo totalmente gratuita.
A primeira sessão de Cinzas da Floresta será no Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, às 18h15. Após a exibição do documentário (77 minutos) haverá um bate-papo com o diretor, Mundano e os brigadistas Amilton Sá e Giselle Cavatti.
A estreia do filme marca o início de uma grande campanha nacional em apoio à Rede Nacional de Brigadas Voluntárias.
O projeto conta com a parceria da WWF Brasil, Greenpeace Brasil, Be The Earth Fundation e Associação Bem-Te-Vi Diversidade e apoio do IPAM, Fundação Mais Cerrado, SOS Pantanal, Instituto Socioambiental – ISA, Sinal de Fumaça, Clima Info, SOS Mata Atlântica, MASP, Fundação Portinari, Museu Portinari, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Instituto Raoni.
O filme terá ainda outras três sessões dentro da mostra Ecofalante: dia 3/06, às 16 horas, no Circuito Spcine Olido; dia 9/06, às 18:30, e dia 14/06, às 21 horas, no Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta.
Uma exposição de arte “Cinzas da Floresta” funcionará também durante todo o período de mostra na Galeria Olido, com obras de dezenas de artivistas brasileiros doadas para a consolidação da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias.
Acesse a programação completa do festival em Mostra Ecofalante de Cinema.
Relacionados
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica