Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Curso online sobre a Mata Atlântica abre inscrições para a segunda turma em Aparecida

Inscrições vão até 17/02. Professores que atuam no município e gestores do Santuário Nacional de Aparecida podem participar

16 de fevereiro de 2021

A Fundação SOS Mata Atlântica, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e o Instituto Romã estão com inscrições abertas até a próxima quarta (17) para o curso de ensino a distância “Somos Mata Atlântica“, que busca reforçar a questão de pertencimento da floresta, apresentando conceitos sobre o bioma. O Santuário está localizado em áreas de Mata Atlântica e tem realizado ações de restauração florestal em parceria com a SOS Mata Atlântica na região. Segundo o Atlas da Mata Atlântica, monitoramento via satélite feito pela ONG e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), hoje restam 499 hectares desta floresta na cidade de Aparecida, o equivalente a 4% da mata original do município. Portanto, restaurar a floresta na cidade é fundamental.

Clique aqui e se inscreva no curso

Voltado para professores de Aparecida e gestores do Santuário, a iniciativa foi desenvolvida para que o educador ou facilitador entre em contato com conhecimentos sobre a Mata Atlântica, como água, animais da floresta, restauração florestal, áreas protegidas, entre outros. A partir de uma formação online sobre a importância da recuperação e conservação de florestas, a formação traz elementos práticos e vivenciais que podem ser utilizados para a multiplicação do tema, principalmente, durante as aulas.

A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas a 50 participantes por turma. O curso será realizado entre 22 de fevereiro e 30 de abril. A carga horária do curso é de 40 horas e será emitido certificado aos participantes que concluirem todas as atividades propostas. Os interessados em participar podem tirar dúvidas no email kelly@sosma.org.br.

Os participantes contarão com a o tutoria de especialistas da área que promoverão um entendimento mais profundo da importância da conservação do bioma em que vivem, com atividades práticas e individualizadas.

“O isolamento social tem trazido às pessoas um novo significado sobre a importância do contato com a natureza e a necessidade de estar em ambientes ao ar livre. Ao longo dos meses com maiores restrições, pudemos sentir ainda mais vontade de estar em áreas verdes. O curso pretende mostrar a importância de conhecermos essas áreas próximas de nós, qual a sua importância e, também, propor atividades experimentais que reforçam a presença da natureza no nosso dia a dia, mesmo em isolamento social.  afirma Kelly De Marchi, coordenadora de Educação Ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.