Apoie nossas
causas
Se mantenha informado de nossas ações
09 de May de 2025
Chegou maio, mês da Mata Atlântica, e nós temos um convite especial! No sábado, dia 24, nossa sede em Itu (SP) estará recheada de atividades para você se conectar com a natureza, aprender mais sobre ela e como protegê-la. No Festival Viva a Mata 2025, abriremos as portas da antiga fazenda de café onde restauramos quase 400 campos de futebol de floresta com uma programação diversa, que você monta de acordo com a sua preferência!
Serão nove atividades ao todo, desde observação de aves até sessão de cinema, com diversos 'turnos' de até uma hora de duração, que se repetem ao longo do dia. Assim você pode, por exemplo, começar o dia numa experiência imersiva e de olhos vendados pelo jardim sensorial, depois conhecer o Espaço Snoopy e Sua Turma da Mata Atlântica, com jogos educativos sobre o bioma, e depois ir plantar uma árvore numa de nossas áreas de restauração florestal. Ou então participar da oficina de compostagem doméstica logo que chegar, depois ir para o viveiro aprender como processamos as sementes nativas para virarem mudas, e finalizar o ciclo assistindo aos curtas-metragens selecionados da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
As atividades começam, em sua maioria, às 9h30 da manhã, sendo que a partir das 9 horas ofereceremos um café de boas vindas. As que são ao ar livre devem acabar mais cedo, por conta do calor, e outras, em espaços fechados ou sombreados, seguem até às 13h30. Ao final, teremos um buffet de comes e bebes e encerramos as festividades com o Banda Corda de Barro, que pesquisa, compõe e compartilha músicas e sonoridades regionais brasileiras, com sons de viola caipira, percussão, vozes e violão.
Toda a programação é livre e gratuita. Existe, porém, a opção de uma contribuição solidária de R$ 10, que será destinada à construção de uma rampa de acessibilidade para o Jardim Sensorial. Considere doar para tornar nossa sede cada vez mais acessível para mais pessoas!
As inscrições são feitas pela plataforma Sympla, a partir da atividade e horário escolhidos (confira a lista com os links abaixo). Cada pessoa deve adquirir um ingresso para cada atividade desejada - inclusive crianças, cujo ingresso pode ser gerado pelo adulto responsável.
O Festival Viva a Mata 2025 é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Bradesco e apoio da Rede Globo e do Grupo HEINEKEN.
Que tal entrar na mata e tentar avistar uma das espécies de aves que ocorrem ali no Centro de Experimentos Florestais? Já foram identificadas mais de 200, e numa passarinhada é possível encontrar, em média, com 20 delas. Com a ajuda da ornitóloga (bióloga especializada em aves) Guilia D'Ângelo, convidamos o público a aguçar os olhos e ouvidos para a possibilidade desses encontros mágicos.
Por conta do comportamento natural das aves, esta atividade começa mais cedo, às 07h30 da manhã, e não terá um novo turno.
Conheça e simule o processamento de sementes nativas para a produção da mudas de árvores da Mata Atlântica, diretamente do viveiro da Fundação, que produz cerca de 700 mil mudas por ano, de mais de uma centena de espécies.
Esta atividade terá acessibilidade para cadeirantes.
Esta atividade terá turnos começando às 9h30, 10h30 e 11h30.
Da semente à muda, de muda à árvore e de árvore à floresta... Coloque a mão na terra e faça parte dos nossos esforços de restaurar a Mata Atlântica que existia ali na fazenda, e contribua para uma das soluções mais eficazes diante da crise climática.
Turmas às 9h30, 10h30 e 11h30.
Com 500 metros de extensão, esta trilha interpretativa destaca 22 espécies de árvores nativas, entre elas um majestoso jequitibá-rosa centenário. A experiência tem como propósito sensibilizar os visitantes sobre a importância das áreas protegidas na conservação da água, da biodiversidade e na promoção do nosso bem-estar.
Teremos incursões na trilha às 9h30, 10h30 e 11h30.
Exibição seguida de debate de dois filmes do catálogo da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, entre eles "Dourado" (2022), que mostra como uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira, o mico-leão-dourado, passou de animal de estimação a símbolo da luta pela preservação da biodiversidade. Nativo da Mata Atlântica Fluminense, a história do mico se confunde com a história da floresta e com a história do Brasil.
O espaço é acessível para cadeira de rodas.
Serão duas rodadas de exibição, uma às 10h30 e outra às 11h30, ambas exibirão os dois filmes.
Espaço educativo, para todas as idades, desenvolvido para os participantes conhecerem um pouco mais sobre a Mata Atlântica de forma divertida, com atividades como o jogo da memória das espécies nativas, verdadeiro ou falso, maquete da mata ciliar, painéis e tela interativos.
O espaço é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeiras de rodas e pessoas com deficiência visual.
Por ser um local fechado e climatizado, terá turmas de hora em hora, das 9h30 até 12h30.
Nela vamos aprender de forma colaborativa sobre o papel essencial dos insetos na natureza e na nossa vida. Os participantes vão manusear, em grupo, materiais naturais e recicláveis para montar uma estrutura que servirá de abrigo para pequenos insetos, como abelhas solitárias, joaninhas, besouros e borboletas.
A atividade é acessível para cadeirantes.
Serão duas opções de horário: às 10h30 e às 11h30.
Com mais de 30 espécies de plantas do Brasil e de outras partes do mundo, o Jardim Sensorial convida à conexão profunda com a natureza por meio dos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Durante a atividade, os participantes, de olhos vendados, são estimulados a explorar sensações e percepções de forma sensorial e afetiva.
A atividade terá dois turnos, um às 9h30 e outro às 10h30.
h
Por que compostar os resíduos orgânicos da sua casa? Como fazer? Em quais quantidades? Tudo pode ser compostado? Aprenda dicas práticas de como incorporar a maior parte do nosso lixo na adubação da suas plantas e demais áreas verdes.
Esta atividade será acessível para pessoas em cadeiras de rodas.
Acontecerá em três horários: 9h30, 10h30 e 11h30.
Traga seu chapéu, boné, sua garrafinha de água e nos vemos em Itu!