Se mantenha informado de nossas ações
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
Grave: Câmara volta com jabutis e aprova MP1150
Senado havia retirado emendas que alteravam a Lei da Mata Atlântica, mas deputados a colocaram de volta
25 de maio de 2023
A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em meio a diversos retrocessos ambientais, a medida provisória (MP) 1150 em sua pior versão. Desconsiderando a votação do texto no Senado, que retirava as emendas prejudiciais à Lei da Mata Atlântica e outras alheias ao texto original, os deputados trouxeram de volta os tais jabutis e aprovaram a medida.
A MP agora segue para sanção ou veto do presidente Lula, em cujo governo foi sancionada a Lei da Mata Atlântica. A lei é a única no país que protege um bioma específico, devido ao seu alto grau de vulnerabilidade.
Esta aprovação não vai contra apenas a votação no Senado, como também ignora o posicionamento da ciência e da sociedade civil, representada em centenas de organizações que se manifestaram contra a MP1150.
Da forma que está, a medida não só atrasa, indefinitivamente, a recuperação de todos os biomas no Brasil, como permite novos desmatamentos naquele que já é o mais degradado – a Mata Atlântica.
Dados inéditos lançados ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o bioma perdeu mais de 20 mil campos de futebol de floresta no último ano. A lente usada para a análise enxerga fragmentos maiores que 3 hectares. Se considerada uma tecnologia mais avançada, que enxerga fragmentos menores (a partir de 0.5 hectares), a área desmatada pode ser até três vezes maior.
Na mesma noite, a SOS Mata Atlântica, que vem se mobilizando em defesa da legislação ambiental brasileira, fez projeções em pontos movimentos de grandes cidades para chamar atenção da sociedade sobre o tema.
“Precisamos nos unir mais uma vez em defesa da vida e do bioma”, alerta Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica. “A aprovação coloca novamente nossas florestas, nossa água, nossas vidas em risco”, completa.
Relacionados
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica