Vamos plantar um pomar nativo da Mata Atlântica em Hortolândia

04 de June de 2025

Dando continuidade às ações de restauração da floresta em Hortolândia, município que possui menos de 0,05% da área original de Mata Atlântica ainda de pé, a Fundação SOS Mata Atlântica e parceiros convidam a população a plantar um pomar de árvores nativas no sábado, dia 7 de junho.

Cambuci, uvaia, pitanga, araçá amarelo e gabiroba são algumas das espécies frutíferas que vão enriquecer a área, próxima à Av. Thereza Ana Cecon Breda e ao Ribeirão Jacuba, onde já foram plantadas cerca de 15 mil árvores da Mata Atlântica.

Além da Semana do Meio Ambiente, a ação integra a programação da Make a Difference Week (“Semana de Fazer a Diferença”), da SER, parceira do projeto, que já tem atividades registradas em todos os continentes. O prefeito Zezé Gomes e voluntários da Microsoft estarão presentes, representando as demais parceiras do projeto.

Floresta na cidade

Áreas verdes são de extrema importância para a saúde física e mental das pessoas na cidade. A recuperação da Mata Atlântica nesta área, que tem o tamanho de quase 10 campos de futebol, trará benefícios que incluem a regulação do clima local, amenizando ilhas de calor, aumento da qualidade da água e oferta de abrigo para animais. 

Desde o início, o projeto também conta com forte componente social, promovendo educação ambiental e convidando a comunidade a se envolver. No sábado, a estrutura estará montada para que qualquer pessoa interessada, incluindo crianças, possam participar do plantio.

Aspas sobre importância do contato com a natureza e as espécies

Pensar global, agir local

A restauração faz parte de um movimento mundial em prol da recuperação de áreas naturais degradas, formalizado na Década da Restauração de Ecossistemas, da ONU. A SOS Mata Atlântica, que tem mais de 20 anos de experiência em restauração e mais de 43 milhões de mudas plantas no bioma, é uma das articuladoras nacionais da Década. Na escala nacional, também faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que tem o objetivo de recuperar 15 milhões de hectares no bioma até 2050.

Estudos recentes mostram que a taxa de desmatamento vem caindo na Mata Atlântica, e que novas florestas estão surgindo. Apesar de ainda muito vulnerável, os dados mostram que é possível recuperar e proteger o bioma, garantindo a sobrevivência das espécies e dos “serviços” que a floresta presta para a sociedade, como produção de água, solo fértil e polinizadores para agricultura, entre outros.

Mais informações em: Uma nova floresta para Hortolândia.


Compartilhar nas redes: