Praia do Patacho é a primeira da Costa dos Corais a receber a certificação Bandeira Azul.

Praia do Patacho é a primeira da Costa dos Corais a receber a certificação Bandeira Azul.

Outras 21 praias, todas na Mata Atlântica, também foram certificadas.

1 de dezembro de 2021

Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras – Alagoas, é uma das novas praias que recebeu, no dia 10 de dezembro, a Bandeira Azul para a temporada de 2021/2022. O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que cumpram critérios de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, acessibilidade, entre outros.  

A praia do Patacho faz parte da maior Unidade de Conservação federal costeiro-marinha do Brasil – a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Criada em 1997, ela abrange 12 municípios e tem entre seus objetivos a conservação da biodiversidade, dos recifes de corais, manguezais e praias, a valorização da cultura local e promoção do turismo sustentável. 

Pelo fato de a praia estar dentro de uma área protegida, alguns critérios do Programa foram cumpridos mais facilmente e a conquista da certificação, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento sustentável do turismo e para a boa gestão dos recursos naturais. Isso mostra que o Programa Bandeira Azul e a APA possuem diversas sinergias. 

Praia do Patacho. Foto: Bruno Athaide

Pleitear a certificação foi uma das ações da Prefeitura Municipal de Porto de Pedras para avançar no ordenamento territorial da região. Essa iniciativa se soma às ações do órgão gestor da APA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e de diversas outras organizações que contam com o apoio do Projeto Toyota – APA Costa dos Corais desde 2011.  

Esse Projeto é uma parceria da SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil. Ao longo dos últimos 10 anos, mais de 67 mil pessoas participaram de diversas ações pela valorização e implementação da APA Costa dos Corais. A SOS Mata Atlântica também participa do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, composto por entidades governamentais e da sociedade civil que realizam a análise das candidaturas, segundo os critérios estabelecidos pelo Programa, e pode recomendar ou não a aprovação para um Júri Internacional. 

A SOS Mata Atlântica parabeniza o trabalho da Prefeitura de Porto de Pedras e esperamos que a Bandeira Azul possa ser hasteada em cada vez mais praias dentro de Unidades de Conservação. 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Enviaremos sempre os melhores materiais, convites e notícias.

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ajude a Fundação a conquistar mais resultados.

Fundação SOS Pro-Mata Atlântica

info@sosma.org.br

+55 (11) 3262-4088

Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Conj. 1318

01311-300 - Bela Vista - São Paulo/SP

57.354.540/0001-90

2021 © SOS Mata Atlântica