Prazo prorrogado para inscrever projetos no edital do Rio Pinheiros

01 de February de 2024

Cadastros poderão ser realizados até dia 20 de fevereiro de 2024. 

Edital com todas as informações está disponível aqui no site da SOS Mata Atlântica


A Fundação SOS Mata Atlântica e a HEINEKEN abriram um edital para a seleção de projetos demonstrativos que colaborem com a melhoria da bacia hidrográfica do rio Pinheiros e seu entorno, na cidade de São Paulo. O período de inscrições, iniciado em dezembro de 2023, acaba de ser prorrogado para até o dia 20 de fevereiro de 2024.

Um comitê composto por representantes da Heineken, da SOS Mata Atlântica, da Sabesp e do Pacto Global da ONU selecionará entre cinco e dez iniciativas conectadas com o rio e alinhadas a uma das duas modalidades: soluções baseadas na natureza, contemplando intervenções locais que contribuam para melhorar a qualidade da água, e ações de mobilização, engajamento, educação ambiental, artes e conhecimentos, que ampliem a rede de cidadãos conscientes e engajados com a recuperação dos rios. Os selecionados serão apoiados com valores entre 50 mil e 100 mil reais.

Serão priorizados projetos que impactem em dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS da ONU: o que trata de água potável e saneamento (ODS 6)  o que se refere à vida na água (ODS 14). ODS 06 – Água Potável e Saneamento e ODS 14 – Vida na Água. As propostas podem ter como proponentes Organizações da Sociedade Civil com atuação nas áreas ambiental, educativa ou social e micro e pequenas empresas sem vínculos governamentais.

“As soluções baseadas na natureza buscam imitar o que a natureza faz. Elas podem substituir, por exemplo, o que chamamos de ‘estruturas cinza’, aquelas que, com uso intensivo de concreto e asfalto, provocam a impermeabilização do solo e intensificam o problema das enchentes. A SOS Mata Atlântica implementou recentemente um jardim de chuva no município de Itu, em São Paulo. Com este edital, pretendemos fomentar a instalação de outras estruturas demonstrativas de soluções baseadas na natureza na bacia do rio Pinheiros”, explica Gustavo Veronesi, coordenador do projeto Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica.

O rio Pinheiros, que faz parte da bacia do Alto Tietê, vem passando nos últimos anos por um significativo processo de despoluição. O sucesso do Heineken Floating Bar, iniciativa temporária também realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica, é um exemplo do potencial da área e do interesse do público na revitalização do rio. Localizado na região do Parque Bruno Covas, faz parte da plataforma Green Your City da Heineken, lançada em 2021 e que inclui uma série de iniciativas voltadas para o fomento à cultura e à sustentabilidade. O objetivo do bar foi convidar o público a repensar as formas de ocupação dos espaços urbanos que podem transformar a relação da sociedade com a cidade.

"Temos um propósito com a marca Heineken e todas as ações da plataforma Green Your City existem para termos um futuro mais sustentável. Por este motivo, todo o lucro do Heineken Floating Bar está sendo revertido para este edital, em parceria com a SOS Mata Atlântica. Acreditamos que, juntos, assim como outras empresas, podemos nos unir e fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do rio Pinheiros”, ressalta Beatrice Jordão, gerente de Marketing Sênior da Heineken no Brasil.

Olavo Garrido, diretor de Negócios e Mobilização de Recursos da SOS Mata Atlântica, ressalta que a saúde dos rios urbanos é essencial para a qualidade de vida da população. “O caso do rio Pinheiros é a prova de que podemos, devemos e sabemos fazer mais e melhor no que se refere ao tratamento dos efluentes. Com o edital, ao lado da Heineken, que vem assumindo um papel de protagonismo na melhoria das águas e do entorno do rio, vamos buscar projetos que tragam soluções para acelerar esse processo”, completa. 

O edital com todas as informações está disponível aqui no site.

Compartilhar nas redes: