Confira os projetos selecionados no edital de melhorias para o rio Pinheiros

28 de March de 2024

Seis iniciativas vão receber, cada uma, até 100 mil reais para viabilizar soluções baseadas na natureza e ações de educação ambiental e social

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Heineken anunciaram os resultados do edital para a seleção de projetos que contribuirão para a melhoria da bacia hidrográfica do rio Pinheiros e seu entorno, na cidade de São Paulo. Uma comissão elegeu seis iniciativas alinhadas com duas modalidades principais: soluções baseadas na natureza e ações de educação ambiental e social. O grupo avaliador foi composto por Rubens Filho e Aline Leão, respectivamente gerente sênior de Meio Ambiente e gerente de Agro Sustentável do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, Wellington Regis da Silva, coordenador de comunicação e relações governamentais ESG da Sabesp, e representantes da Heineken e da SOS Mata Atlântica. 

Os projetos, que receberão apoio financeiro entre 50 mil e 100 mil reais, foram priorizados por seu impacto em dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 06 – Água Potável e Saneamento e ODS 14 – Vida na Água. As propostas foram submetidas por organizações da sociedade civil atuantes nas áreas ambiental, educativa ou social e de micro e pequenas empresas sem vínculos governamentais.

Os projetos selecionados são:

A Gente da Água (Linha de ação: educação ambiental e cultural) – A iniciativa do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA) é dedicada à conscientização ambiental e ao engajamento da comunidade na recuperação dos córregos Ypuera (conhecido como “Água Podre”) e Joia, no Parque da Joia. Por meio de oficinas interativas e experiências práticas, o projeto envolve estudantes do CEU Butantã em atividades de estudo ambiental, transformando-os em agentes ativos de pesquisa e aprendizado. Será realizado ainda o 3º Festival da Jóia, evento comunitário com apresentações culturais de artistas locais, atividades de reflorestamento, práticas de compostagem e exibição dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens.

Jardins de Chuva no Parque da Joia (Linha de ação: soluções baseadas na natureza) – Idealizado pela OS3 Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo a criação de espaços verdes que funcionem como sistemas naturais de drenagem. Serão propostos jardins que diminuam a quantidade de água que flui para o sistema de drenagem urbano e filtrem poluentes trazidos pela chuva. Está prevista a implementação de 60 metros quadrados de jardins de chuva a partir da utilização de três técnicas diferentes. Além disso, o projeto pretende sensibilizar e informar a população por meio da instalação de placas educativas. 

Travessia das Águas (Linha de ação: educação ambiental e cultural) – O projeto, proposto pelo Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC, se concentra na revitalização e no estudo de dois importantes cursos d’água na bacia do rio Pinheiros: o Córrego das Corujas, na Zona Oeste, e o Córrego Zavuvus, na Zona Sul. Com uma abordagem que integra educação ambiental e cultural, tem como meta engajar as comunidades locais em um processo colaborativo de análise e recuperação ambiental. Serão realizadas análises físico-químicas e microbiológicas, essenciais para entender a saúde dos ecossistemas aquáticos e desenvolver estratégias eficazes para sua preservação e melhoria. As atividades planejadas envolvem oficinas que promovem a arte, educação e ciência cidadã, além de um estudo colaborativo da qualidade ambiental das margens dos dois corpos hídricos.

Escada Verde do Beco (Linha de ação: soluções baseadas na natureza e educação ambiental e cultural) – Desenvolvido pela Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo, o projeto propõe a instalação de uma escada hidráulica vegetada no icônico Beco do Batman. O objetivo é aprimorar a drenagem urbana e aumentar a capacidade de infiltração e purificação das águas pluviais que fluem para o rio Verde. Além de sua função prática, a escada verde contribuirá para a estética do local, enriquecendo ainda mais um dos mais famosos pontos turísticos da cidade. As atividades incluem uma caminhada exploratória da nascente do rio Verde até o Beco do Batman, apresentações do projeto à comunidade e autoridades e plantio comunitário de espécies vegetais fitorremediadoras.

Ilhas Flutuantes (Linha de ação: soluções baseadas na natureza) – Proposto pela ÁguaV Engenharia e Projetos, busca revitalizar o lago do SESC Interlagos, importante recurso tanto social quanto ambiental que sofre com o despejo clandestino de esgoto doméstico. O projeto prevê a instalação de quatro ilhas flutuantes na entrada do lago, criando uma barreira natural para contenção de sedimentos e matéria orgânica, melhorando, assim, a qualidade da água e apoiando a biodiversidade aquática. Será ainda realizado um monitoramento de dois anos após a instalação, garantindo o acompanhamento dos benefícios e da efetividade das ilhas flutuantes na redução dos impactos do esgoto no lago.

Parque da Fonte do Peabiru (Linha de ação: soluções baseadas na natureza e educação ambiental e cultural) – Com idealização da Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene, o projeto visa a construção de uma bacia de evapotranspiração para tratamento do esgoto no Parque da Fonte do Peabiru, espaço que oferece à população uma área verde significativa e oportunidades de lazer, recreação e contato com a natureza em meio ao cenário urbano. As atividades incluem a gravação de videoaulas explicativas e um evento cultural para disseminar conhecimentos sobre o parque e a importância de técnicas de permacultura no saneamento básico. 

Despoluição e revitalização do rio Pinheiros

O rio Pinheiros, que faz parte da bacia do Alto Tietê, tem passado nos últimos anos por um significativo processo de despoluição. O sucesso do Heineken Floating Bar, iniciativa temporária também realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica, é um exemplo do potencial da área e do interesse do público na revitalização do rio. Instalado ano passado na região do Parque Bruno Covas, faz parte da plataforma Green Your City da Heineken, lançada em 2021 e que inclui uma série de iniciativas voltadas para o fomento à cultura e à sustentabilidade. 

"Temos um propósito com a marca Heineken e todas as ações da plataforma Green Your City existem para termos um futuro mais sustentável. Por este motivo, todo o lucro do Heineken Floating Bar foi revertido para ações como este edital, em parceria com a SOS Mata Atlântica. Acreditamos que, juntos, assim como outras empresas, podemos nos unir e fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do rio Pinheiros”, ressalta Beatrice Jordão, gerente de Marketing Sênior da Heineken no Brasil.

Gustavo Veronesi, coordenador da causa Água Limpa da SOS Mata Atlântica, ressalta que a saúde dos rios urbanos é essencial para a qualidade de vida da população. “O objetivo do edital é mostrar que pequenas soluções, principalmente aquelas baseadas na natureza, ou seja, que replicam o que a natureza já faz, podem ter impactos muito importantes na qualidade da água de nossos rios. A ideia é que os projetos contemplados possam servir de inspiração e sejam replicados em outros rios, lagos, represas e bacias hidrográficas”, completa.

Compartilhar nas redes: