Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Protesto contra descaso na Bahia

10 de junho de 2008

ONGs protestam contra descaso do governo da Bahia

Em repúdio a uma política ambiental inconsistente, diversas organizações socioambientais se reuniram na última sexta-feira num ato público em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, para entregar a autoridades o Manifesto “Por uma Política Socioambiental no Estado da Bahia”. O documento demonstra o descontentamento do setor com os alarmantes números de degradação e os rumos da política ambiental no estado, propondo 14 pontos prioritários para a

agenda ambiental do governo. O ato público reuniu representantes de 25 organizações não governamentais e duas redes de instituições que atuam no estado. Os ativistas realizaram um enterro simbólico, com um caixão denunciando a morte anunciada dos principais ecossistemas da Bahia. Entre as principais exigências estão a elaboração de um Plano Estadual de Meio Ambiente em parceria com a sociedade civil organizada e a definição emergencial de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e realização do Zoneamento Ecológico-Econômico. O documento pede também a revisão da Lei Estadual de Meio Ambiente e a promoção de debate público sobre grandes projetos de infra-estrutura e desenvolvimento no estado. O Secretário de Meio Ambiente se comprometeu a receber os representantes das organizações que assinam o manifesto no dia 18 de junho, para tratar dos pleitos apresentados.

Anúncio cancelado – O Dia Mundial do Meio Ambiente trouxe outro grande descontentamento para os ambientalistas baianos e movimentos de pescadores e marisqueiras, que não comemoraram a criação da Reserva Extrativista (RESEX) de Cassurubá, como era esperado. Apesar de ter sido mencionada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante sua passagem pela Convenção sobre Diversidade Biológica na Alemanha no último mês de maio, como uma das unidades a serem criadas nessa data, a Reserva não foi contemplada na solenidade realizada ontem no Palácio do Planalto para a assinatura dos decretos de mais três unidades de conservação. Há mais de dois anos extrativistas e ambientalistas pleiteiam a criação da RESEX. Em dezembro do ano passado, a criação da unidade chegou a ser anunciada pelo presidente Lula, mas o seu decreto não chegou a ser publicado.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS