Resultados do edital de apoio a RPPNs na bacia do médio Tietê

16 de May de 2025

A Fundação SOS Mata Atlântica anuncia a seleção do edital para criação e implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nas bacias hidrográficas Sorocaba-Médio Tietê e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A iniciativa irá apoiar a criação de quatro novas reservas e implementação dos planos de manejo de três reservas já existentes. A maioria das selecionadas se encontram em municípios que integram Sistema Cantareira, responsável por fornecer água para 8,8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. Confira as selecionadas:

Criação de RPPN:

  • Córrego Verde: uma nova RPPN para Nazaré Paulista e o Sistema Cantareira, Nazaré Paulista, SP
  • Projeto de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural REDS II, Joanópolis - SP
  • Projeto de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Guardião da Mata, Nazaré Paulista, SP
  • Projeto de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio da Laje, Nazaré Paulista – SP

Implementação de Plano de Manejo:

  • RPPN Jacarandás: agir para conservar, Nazaré Paulista, SP
  • Preparação estratégica para enfrentamento de incêndios florestais na RPPN La Figueira Naturarte, Piracaia -SP
  • RPPN Copaíba, Socorro, SP

RPPNs são Unidades de Conservação (UC) privadas, estabelecidas voluntariamente por proprietários que optam por transformar suas terras ou parte delas em áreas dedicadas à preservação ambiental. Segundo dados da Confederação Nacional de RPPNs, na Mata Atlântica existem atualmente mais de 1.300 reservas privadas, que conservam, no total, cerca de 250 mil hectares. Essas reservas desempenham um papel importante na conectividade ecológica e conservação de ecossistemas. 

O edital foi lançado com o objetivo ampliar áreas protegidas, promovendo a conservação do bioma da Mata Atlântica em uma região de grande pressão ambiental, caracterizada por fragmentos florestais isolados, intensa atividade agropecuária, crescimento urbano acelerado e alta demanda por água. 

Foto de capa: represa do rio Atibainha, em Nazaré Paulista / Wikimedia.

Compartilhar nas redes: