Se mantenha informado de nossas ações
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
SOS Mata Atlântica é empossada no Consema
Beloyanis Monteiro será o titular representante no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo pelo próximo biênio
31 de maio de 2023
Tomaram posse hoje (31/05) os novos conselheiros e conselheiras do Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. Este é o máximo órgão consultivo, normativo e recursal integrante do Sistema Ambiental Paulista.
A Fundação SOS Mata Atlântica foi elegida como uma das seis entidades ambientalistas a ocuparem uma cadeira titular no conselho, que teve pouco mais de 50% de renovação nos mandatos e pequeno aumento da participação de mulheres.
“Num cenário de ataques à Lei da Mata Atlântica e desmonte de políticas ambientais que estamos vendo na Câmara [dos Deputados], estamos aqui para não deixar que isso aconteça em São Paulo, que foi protagonista da legislação ambiental e pioneiro na agenda de restauração do ecossistema”, declarou Beloyanis Monteiro, representante da Fundação no Consema, na reunião de posse.
Estão junto da SOS Mata Atlântica como representantes de entidades ambientalistas o Instituto Socioambiental (ISA), a Iniciativa Verde, o Instituto Educa Brasil, Instituto Ilhabela Sustentável e a Ecophalt, além de outras seis organizações que entraram como suplentes dessas titulares. Os mandatos têm duração de dois anos – de 2023 a 2025.
Sobre o conselho
É no Consema que se discutem os problemas ambientais de São Paulo, sendo uma “instância catalisadora de demandas e propositora de medidas que visam aprimorar a gestão ambiental do Estado”.
Natalia Resende, à frente da multi-secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística estabelecida pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse esperar que esta nova configuração seja “ainda mais conciliadora de pautas tão importantes para o Estado”, e que tudo seja feito com diálogo e transparência.
Além das entidades ambientalistas, estão presentes no conselho universidades, entidades de outros setores como a Ordem dos Advogados do Brasil, o setor privado e, em maior quantidade, representantes do próprio governo.
O Consema se reúne uma vez por mês e conta com comissões temáticas para tocar as discussões.
Relacionados
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica