Se mantenha informado de nossas ações
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
SOS Mata Atlântica estará na COP27
Fundação participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Egito
4 de novembro de 2022
Acontece entre os dias 6 e 18 de novembro a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que reunirá líderes mundiais e representantes de quase 200 países para tratar formas de conter a crise climática que coloca em risco todo o planeta. A Fundação SOS Mata Atlântica estará presente, fortalecendo a participação da sociedade civil brasileira e contribuindo para o avanço das agendas de restauração e defesa do bioma Mata Atlântica.
O diretor executivo Luis Fernando Guedes Pinto e a diretora de mobilização Afra Balazina serão os representantes* da instituição na conferência, que este ano se realiza em continente africano, na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito. Ambos viajam com apoio do programa Avião Solidário da Latam.
Guedes Pinto participa no dia 9/11 do evento paralelo “Brazil: the world’s first net-negative major economy” (Brasil: a primeira grande economia do mundo neutra em carbono), com Tasso Azevedo, representando o Mapbiomas, Marina Piatto, do Imaflora, Brena Brito, do Imazon, Cristina Amorim, do ClimaInfo, Dinaman Tuxá, do Apip e Marcio Astrini, do Observatório do Clima. O grupo irá traçar uma estratégia para tornar o país – atualmente o sexto maior emissor de gases do efeito estufa no mundo – uma economia neutra em carbono até 2045. O link da transmissão está disponível aqui.
Na ocasião, a SOS Mata Atlântica também vai lançar estudo inédito sobre a produção de alimentos dentro do bioma e os caminhos para a neutralização do setor de uso da terra, que complementa o estudo lançado na conferência anterior, realizada em Glasgow, Reino Unido.
Sobre a COP27
A conferência foi apelidada de COP da Implementação, devido a expectativa de que os governos participantes mostrem como estão evoluindo nos compromissos já assumidos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global em 1,5°C, como previsto no Acordo de Paris.
O Brasil, que sempre assumiu um papel de protagonismo nesses espaços, tendo sediado a Eco92, primeira grande conferência das Nações Unidas para a pauta ambiental, nos últimos anos se mostrou um atraso nas negociações e um retrocesso nas políticas internas, com aumento do desmatamento em todos os biomas e consequente aumento nas emissões de carbono.
Agora, com um novo governo eleito, espera-se que o cenário comece a mudar, com o reestabelecimento de cooperações entre países e retomada de programas que visam a diminuição das emissões brasileiras.
Siga a SOS Mata Atlântica nas rede sociais para acompanhar a cobertura ao vivo:
* Os representantes da SOS Mata Atlântica viajaram com o apoio da LATAM Airlines.
Relacionados
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica