Tamandaré (PE) ganha jangadas para turismo sustentável

22 de April de 2013

Tamandaré (PE) vai ganhar em maio deste ano duas jangadas para estimular as atividades de turismo sustentável. A Fundação SOS Mata Atlântica, a Fundação Toyota do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apoiaram a produção das embarcações, através do Fundo Toyota - APA Costa dos Corais. Construídas pelos integrantes da Cooperativa Naútica Ambiental, as jangadas realizam um antigo sonho da comunidade e serão utilizadas em atividades de turismo sustentável e sensibilização ambiental dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. As jangadas serão utilizadas pela cooperativa para visitas as piscinas naturais de Tamandaré, ação que atualmente é realizada por embarcações com motor.  “Durante as visitas às piscinas, a cooperativa desenvolve um importante trabalho de sensibilização dos turistas sobre a conservação daquele ambiente, ação que será reforçada com o uso das jangadas”, explica Camila Keiko Takahashi, analista do Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica. Para Danilo Marx, tesoureiro da Cooperativa Naútica Ambiental, as jangadas, além de serem instrumentos para o ecoturismo, representam um importante resgate da cultura local. “Hoje em dia, pouquíssimos pescadores detém o conhecimento da navegação e da construção deste tipo de embarcação, que é um símbolo da nossa região”.

Costa protegida

A área da APA Costa dos Corais abrange mais de 400 mil hectares da costa nordestina e se estende ao longo de 130 km por 11 municípios entre Tamandaré (PE) e Paripueira (AL). Criada por Decreto Federal em 23 de outubro de 1997, ela é a maior Unidade de Conservação (UC) Federal marinha em extensão e a primeira a proteger parte dos recifes costeiros do Nordeste. Engloba áreas de manguezais e seus estuários e cerca de 30 km em direção ao mar aberto até a quebra da plataforma continental. A APA conta também com uma área fechada (reserva marinha) na cidade de Tamandaré, onde atividades como pesca e turismo são proibidos, o que garante a conservação da biodiversidade e a tornou um exemplo para a conservação dos recifes brasileiros. Isolada há 13 anos, esta área de 400 ha, o equivalente a 0,1% da área total da APA, tem sido, desde então, diariamente monitorada junto a áreas de recifes adjacentes, apresentando surpreendentes resultados em conservação de corais e em estoque de biodiversidade, e favorecendo, inclusive, na reprodução dos peixes no entorno da área, com benefícios diretos para a pesca e o turismo da cidade. A área fechada pode ser comparada a uma poupança biológica da sociedade.  

Sobre a Cooperativa Náutica Ambiental

O turismo marinho de contemplação e serviços náuticos na APA Costa dos Corais é oferecido pela Cooperativa Náutica Ambiental, formada por pescadores, estudantes, mergulhadores e empresários locais. As atividades desenvolvidas pela cooperativa buscam o turismo de base comunitária desenvolvido de maneira ambientalmente consciente. Oferecem serviços náuticos a turistas e pesquisadores que desejam navegar e mergulhar ao redor da reserva marinha. Também atendem escolas e turistas interessados em trilhas ecológicas em regiões de restinga da região, e baseiam suas atividades nas cartilhas de conduta consciente em ambientes recifais e de praias desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente.  

Sobre o Fundo Toyota APA Costa dos Corais

A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Fundação Toyota do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), constituiu, em 2011, o Fundo Toyota APA Costa dos Corais. Este é um fundo de perpetuidade com o objetivo de garantir a proteção, gestão e sustentabilidade dessa área marinha protegida. A parceria contribui para a gestão da área e para o desenvolvimento de ações de monitoramento e fiscalização ambiental, com capacitações de equipe e fornecimento de recursos.

Compartilhar nas redes: