Apoie nossas
causas
Se mantenha informado de nossas ações
26 de September de 2025
A tempestade com fortes rajadas de vento que avançou pelo interior de São Paulo no começo desta semana causou danos à sede da Fundação SOS Mata Atlântica. O viveiro de árvores nativas, que estava passando por uma reforma já próxima da conclusão, foi atingido, tendo seu teto arrancado e outras estruturas prejudicadas. Após intensa mobilização da equipe, foi possível concluir nesta sexta-feira, 26 de setembro, a reconstrução parcial das estruturas, para que a produção de mudas continue.
A sede, localizada no quilômetro 118 da rodovia Marechal Rondon, município de Itu, ficou sem energia elétrica por alguns dias. Destroços da fábrica da Toyota em Porto Feliz, a cerca de cinco quilômetros de distância, chegaram até o local. Segundo a Defesa Civil, a fábrica foi atingida pelo fenômeno da microexplosão, quando ventos de 80 até 100 km/h saem de nuvens de chuva (cumulonimbus) e se espalham em direção ao solo.
Os maiores estragos, porém, foram na trilha e na floresta restaurada. Diversas árvores caíram total ou parcialmente, incluindo exemplares da Mata Atlântica remanescente que já estava no local antes do projeto de restauração, iniciado pela Fundação em 2007. Um dos Jequitibá-rosa que dá nome à trilha ficou praticamente sem copa. A espécie é uma das mais emblemáticas do bioma, podendo chegar a 60 metros de altura e viver por centenas de anos.
Trechos da Trilha dos Jequitibás atingidos pela tempestade e vendaval.
Os danos estão sendo calculados onde é cabível, já que a perda de árvores nativas adultas da Mata Atlântica e a alteração da relação ecossistêmica que havia se estabelecido na área, com quase 20 anos de esforços de restauração, são essencialmente inestimáveis. O episódio acende um alerta sobre eventos climáticos extremos que, com o aquecimento global, têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos.
Felizmente, nenhuma pessoa associada à SOS Mata Atlântica ficou ferida por conta da tempestade.
A Fundação está recebendo doações para a reconstrução dos espaços perdidos no PIX abaixo ou na página de doação do site.