Um Dia No Parque 2022 busca reforçar relação de pertencimento humano com a natureza

Um Dia No Parque 2022 busca reforçar relação de pertencimento humano com a natureza

Após dois anos ocorrendo de forma híbrida, mobilização acontece no dia 24 de julho com atividades presenciais e destaca que somos parte das Unidades de Conservação

1 de abril de 2022

De volta ao lar!”. Esse é o slogan da edição 2022 do Um Dia No Parque (UDNP). Inspirado por uma frase do poeta estadunidense Gary Snyder, “Natureza não é um lugar que se visita. Ela é nosso lar”, o evento trata da relação de pertencimento e mostra que é importante lembrarmos que somos parte da natureza e, por consequência, das Unidades de Conservação. A frase escolhida não foi por acaso. Após dois anos sendo realizado on-line na maioria das UCs por causa da pandemia, UDNP volta com suas atividades 100% presenciais.

Considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP acontecerá no dia 24 de julho. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. A expectativa desse ano é que a mobilização seja a maior já realizada.

Depois de dois anos de forma híbrida por causa da pandemia, realizar Um Dia No Parque 100% presencial parece até um presente para nós da organização. As Unidades de Conservação já estão recebendo visitantes, mas o dia 24 de julho vai ser uma celebração conjunta de volta à natureza e às nossas áreas protegidas”, comemora a Diretora Executiva da Rede Pró UC e Coordenadora do Um Dia No Parque, Angela Kuczach.

As atividades serão realizadas nas UCs de todo o país. Essas áreas de proteção e preservação possuem grande importância, tanto para pesquisas científicas quanto para o desenvolvimento, a regulação do clima, o equilíbrio ecológico e a vivência de todos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície do planeta Terra são áreas de conservação. Atualmente, o Brasil possui pelo menos 3.600 UCs, incluindo as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). 

O período de pandemia reforçou a importância do cuidado e da relação com o meio ambiente, por isso a iniciativa é muito bem recebida após esse período de edições on-line. Esperamos que as pessoas aproveitem a oportunidade para se reconectar com a natureza“, afirma Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil. 

O Brasil tem um enorme potencial de ecoturismo e valorizar nossas áreas protegidas é um passo fundamental para que o país possa aproveitar esse potencial. A campanha UDNP é esse momento de valorização e, nesse ano, vimos com muita alegria a oportunidade de retomar o contato da população com a natureza presencialmente”, explica Karen Oliveira, Diretora de Relações Institucionais e Governamentais da TNC Brasil.

 

Edições anteriores

APA DA Escarpa Devoniana. Foto Raphael Sobania

A edição de 2021 contou com a participação de mais de 350 unidades de conversação de todo o país. Por conta da pandemia, além de atividades presenciais, também ocorreram rodas de conversa, seminários, palestras e aulas de yoga no formato on-line. 

Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do UDNP, que reuniu personalidades da música, arte e cultura em geral. A programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, com a participação de especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.

Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e, no ano seguinte, em 2019, o número quase quadruplicou, com 234 UCs de todos os biomas e mais de 10 mil fotos publicadas nas redes sociais. A ação já reuniu, desde sua primeira edição, mais de 80 mil pessoas nos parques do país, sendo reconhecida como a maior ação de mobilização e engajamento pelas Unidades de Conservação do Brasil. 

 

Inscreva sua Unidade de Conservação para participar do UDNP

Gestores de Unidades de Conservação, grupos e instituições interessados em  oferecer atividades no UDNP devem realizar inscrição gratuita pelo e-mail contato@umdianoparque.net, com as seguintes informações: nome da UC, município e estado, descrição da atividade, data, horário e local, e informações extras, como cobrança de ingresso e formulário de inscrição.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Enviaremos sempre os melhores materiais, convites e notícias.

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ajude a Fundação a conquistar mais resultados.

Fundação SOS Pro-Mata Atlântica

info@sosma.org.br

+55 (11) 3262-4088

Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Conj. 1318

01311-300 - Bela Vista - São Paulo/SP

57.354.540/0001-90

2021 © SOS Mata Atlântica