Vamos abrir as portas para celebrar o Dia da Árvore

Vamos abrir as portas para celebrar o Dia da Árvore

Sábado, dia 16 de setembro tem Porteira Aberta na sede da SOS Mata Atlântica!

6 de setembro de 2023

A Fundação SOS Mata Atlântica promove no sábado, 16 de setembro, das 9h às 13h, mais uma edição do tradicional Porteira Aberta. Realizado desde 2010, o evento convida o público a conhecer a sede da organização, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, em Itu, interior de São Paulo, em meio a uma programação especial.

Sob o tema “Árvores da Mata Atlântica”, este Porteira Aberta será uma oportunidade de os visitantes conhecerem mais sobre as árvores nativas do bioma e celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. A visitação passará por diferentes espécies presentes no local, como o jequitibá-rosa, conhecido como “rei da floresta”, título conquistado por ser uma das árvores mais altas da flora brasileira, além de uma das mais longevas. As atividades incluem ainda visita ao viveiro de mudas da Mata Atlântica, plantio de pomar de frutas nativas e degustação de sabores da Mata Atlântica.

Além de destacar o trabalho da ONG nas áreas de restauração florestal, pesquisa e educação ambiental, o Porteira Aberta tem como objetivo reunir pessoas de todas as faixas etárias que compartilhem interesse pelo meio ambiente, promovendo a troca de conhecimentos. Segundo Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto acredita fortemente no poder da experiência para expandir a consciência ambiental entre a população.

“Oferecer oportunidades de contato direto com a natureza ajuda as pessoas a se inspirarem na defesa do meio ambiente”, explica Kelly. “Vivenciar os resultados da restauração das florestas e da melhoria da qualidade da água, compreendendo a importância das áreas protegidas e conservadas para a biodiversidade, faz toda a diferença”, completa.

Originalmente uma fazenda voltada à produção de café e criação de gado, o Centro de Experimentos Florestais é hoje um grande exemplo dos inúmeros benefícios da restauração florestal. Em 16 anos de atuação, vem acumulando resultados notáveis – incluindo a recuperação de nascentes e o aumento significativo da presença de animais na região.

O espaço abriga ainda um viveiro com a capacidade de produzir anualmente 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica, que são posteriormente implantadas em projetos na região e nas áreas da própria fazenda. Nesse processo de recomposição da floresta já foram plantadas 720 mil mudas de árvores.

O Porteira Aberta é uma atividade gratuita e voltada ao público geral, com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas em www.sympla.com.br.

 

SERVIÇO

Porteira Aberta

Quando: 16 de setembro de 2023, das 9h às 13h

Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN (Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP)

Mais informações: (11)3262-4088 ou kelly@sosma.org.br

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Enviaremos sempre os melhores materiais, convites e notícias.

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ajude a Fundação a conquistar mais resultados.

Fundação SOS Pro-Mata Atlântica

+55 (11) 3262-4088

Rodovia Marechal Rondon, KM 118

13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP

57.354.540/0001-90

2021 © SOS Mata Atlântica