Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

World Surf League escolhe SOS Mata Atlântica como uma das ONGs beneficiadas da WSL PURE

A ONG da WSL celebra os defensores do oceano na Austrália, Brasil, Califórnia, Havaí e África do Sul

23 de abril de 2021

Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado na última quinta-feira (22), a World Surf League (WSL) anuncia que a SOS Mata Atlântica foi uma das cinco ONGs escolhidas para receber uma bolsa da WSL PURE (ONG da WSL) esse ano. O benefício é concedido a organizações não governamentais localizadas em regiões importantes para a World Surf League, cujo trabalho apoia a campanha “We Are One Ocean” da WSL, para a proteção e conservação do oceano em todo o mundo.

“O programa de benefícios da WSL PURE é muito importante para nós, porque nos permite aprofundar nossa conexão com as comunidades onde a WSL realiza eventos, apoiando o incrível trabalho dessas cinco organizações”, disse Emily Hofer, Diretora Executiva da WSL PURE. “Estamos comprometidos em trabalhar a nível global e regional para proteger o oceano e, em particular, investir na juventude como administradores do oceano”.

A SOS Mata Atlântica é uma organização ambiental não governamental (ONG) que busca inspirar a sociedade para proteger esta floresta costeira que é a mais ameaçada do Brasil. A doação será usada para financiar uma campanha de mobilização e conscientização, para envolver os governos locais e as comunidades a tomarem medidas visando proteger ecossistemas essenciais – incluindo manguezais, dunas e recifes de coral – ao longo da costa brasileira.

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais próximo do oceano. São mais de 300 municípios localizados pela extensa linha de costa, onde existem manguezais, restingas, praias, recifes e vários outros ecossistemas. “A enorme biodiversidade da Mata Atlântica também se deve à essa interação com o oceano e todo o processo de evolução que ocorreu no contato desses sistemas ao longo de milhões de anos”, destaca Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica.

Por outro lado, essa área também é uma das mais populosas do país. Além de mais de 70% da população brasileira morar na Mata Atlântica, a densidade demográfica na zona costeira chega a ser cinco vezes superior à média nacional. Ainda que, em números absolutos, o Brasil tenha grandes áreas marinhas protegidas, várias regiões no litoral da Mata Atlântica ainda carecem de maior e melhor proteção integrada aos municípios costeiros.

“A vida começou no oceano e a vida na Mata Atlântica brasileira evoluiu sob a influência do oceano”, diz Igawa Martinez. “Trabalhamos há mais de 30 anos para inspirar as pessoas a defenderem a Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros e marinhos. Mas a próxima década será decisiva para a conservação desses ambientes e temos o prazer e a honra de colaborar com a WSL PURE neste compromisso global. Mais de 70% da população de nosso país vive na área do bioma Mata Atlântica, próxima ao mar. É hora de retribuir mais aos lugares que são nossa casa, que nos proporcionam tantas oportunidades e bem-estar.”

Ao longo desta temporada, a WSL está se empenhando em preservar o futuro do nosso esporte com a petição “We Are One Ocean”, convocando os líderes mundiais da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica de 2021 para proteger e conservar pelo menos 30% do oceano global até 2030. A WSL exige que os líderes mundiais sejam guiados pela ciência e por um processo inclusivo que abranja todas as comunidades de partes interessadas, considerando o valor do oceano para os povos de todas as nações.

A WSL incentiva os amantes do oceano em todo o mundo a celebrar o Dia da Terra, aprendendo mais e assinando a petição em weareoneocean.org.

We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, Gillette Venus como parte de seu compromisso contínuo de usar menos recursos até 2030 e o veículo elétrico híbrido Jeep 4xe.

Termo de Referência para contratação de consultoria.

Como parte desse projeto, a Fundação SOS Mata Atlântica lança Termo de Referência para a contratação de uma consultoria que apoiará o desenvolvimento dos primeiros produtos de conhecimento. Consultores(as) que trabalhem com planejamento de áreas protegidas, gerenciamento costeiro no nível municipal e conservação marinha devem avaliar o Termo disponível nesse link e enviarem proposta de trabalho e currículo até o dia 10 de maio. Veja aqui o Termo: Termo de Referência – SOS e WSL

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS