Conheça as leis e políticas públicas prioritárias para as causas que atuamos.
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
Os principais rios brasileiros têm índices preocupantes em relação à qualidade e disponibilidade de água.
Além da destruição de áreas naturais que protegem fontes e nascentes, a legislação brasileira atual ainda permite a existência dos chamados “rios de classe 4”, uma categoria que, na prática, permite a existência de rios mortos por ser extremamente permissiva em relação a poluentes. Isso impede que esses corpos d’água sejam aproveitados para usos múltiplos, como o abastecimento público e lazer.
Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH)
A Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH (9.433/97), visa assegurar a disponibilidade de água de qualidade às gerações presentes e futuras, promover a utilização racional e integrada desses recursos e a prevenção contra secas e enchentes, sejam naturais ou decorrentes do mau uso. Para a aplicação dessa lei, a Fundação SOS Mata Atlântica elencou os instrumentos a seguir, instituidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, como prioritários:
Para a aplicação dessa lei, a Fundação SOS Mata Atlântica elencou os instrumentos a seguir, instituidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, como prioritários:
Cobrança pelo uso da água
Tem como objetivo dar ao usuário uma indicação do real valor da água, incentivar o seu uso racional e obter recursos financeiros para recuperação das bacias hidrográficas do País.
A cobrança é uma remuneração pelo uso de um bem público, cujo preço é fixado a partir da participação dos usuários, da sociedade civil e do poder público no âmbito dos Comitês de Bacia Hidrográfica – CBHs.
Plano de Bacia Hidrográfica
Segundo a Lei das Águas, a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada, contando com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
O Plano de Bacia Hidrográfica é o planejamento que orienta a sociedade e os tomadores de decisão para a recuperação e proteção da água nas bacias ou regiões correspondentes.
Plano Nacional e Estadual de Recursos Hídricos
Instrumento que orienta a gestão das águas no Brasil e nos estados. Além de diagnosticar a situação dos recursos hídricos, definem diretrizes e políticas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade.
Os Planos de Recursos Hídricos devem apontar, também, os critérios para a cobrança pelo uso da água e propostas para a criação de áreas de proteção deste recurso.
Comitês de Bacias Hidrográficas
Grupo diverso de pessoas com diferentes conhecimentos e experiências que se reúnem para discutir, propor e deliberar sobre a gestão da água, permitindo que os diferentes interesses sobre os usos da água na bacia sejam discutidos e negociados democraticamente em ambiente público, com transparência no processo decisório, buscando prevenir e atenuar conflitos.
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica