Compensação de CO²

Compensação de CO²

São claras as evidências de que os Gases de Efeito Estufa (GEE) tem ocasionado efeitos danosos à Terra, como por exemplo o aquecimento global.

O homem pode contribuir de maneira a tentar minimizar os impactos decorrentes das mudanças do clima.

Saiba como reduzir os efeitos das emissões de gases de efeito estufa emitidos pela sua empresa ou evento. Nos últimos anos, os problemas ambientais tem se tornado cada vez mais evidentes, acarretando no aumento da conscientização das pessoas frente a estes problemas. Com isso a procura por formas de mitigar os impactos que contribuem com as Mudanças Climáticas tem se tornado cada vez maior.

Atividades do nosso dia-a-dia são responsáveis por emissões pontuais destes gases. A realização de um evento, por exemplo, é capaz de lançar na atmosfera algumas toneladas de dióxido de carbono (CO2), mesmo sem se tratar de um processo industrial.

Por isso é fundamental que a sociedade como um todo tome atitudes que contribuam com a diminuição das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa (GEE), principal fator intensificador do aquecimento global.

Com o intuito de colaborar com iniciativas em prol da saúde do planeta, a Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Totum oferece uma oportunidade para empresas e eventos que adotam atitudes que visam a contribuição com o meio ambiente e saúde da população: reduzir os efeitos causados por suas emissões através do plantio de árvores.

Foram lançados no evento “Viva a Mata” de 2008, os selos de “Compensação de CO2” e “Plantamos Árvores para reduzir os efeitos das emissões de CO2”, destinados a empresas ou eventos. (Saiba mais sobre cada selo).

Dentro desse processo a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Totum tem papéis distintos, onde a SOS é responsável pelo plantio das árvores necessárias para reduzir os efeitos das emissões geradas, através do programa Floresta do Futuro e o Instituto Totum por gerenciar e conceder o selo.

O primeiro passo para obtenção do selo é a elaboração de um inventário de emissões da empresa ou evento o qual o selo é pleiteado. Após a quantificação de suas emissões é possível calcular o número de árvores necessárias para reduzir os efeitos gerados por estas emissões (papel do Instituto Totum).

Principais GEE e Fontes de Emissão:

Queima de combustíveis fósseis em processos produtivos, de transporte entre outros;
Decomposição de lixo orgânico;
Vazamento de refrigerantes em processos de refrigeração e em equipamentos de ar condicionado;
Utilização de energia elétrica de rede;
Uso de solventes ou agentes de limpeza;
Entre outros…

Compartilhe