Planos Municipais de Mata Atlântica

Consulta Pública Ambiental


O que é a Consulta Pública Ambiental?

Entender qual a concepção contemporânea das pessoas sobre o ambiente em que vivem, as influências desses cenários sobre sua qualidade de vida, e ao mesmo tempo levar informações gerais, por meio da realização da Consulta Pública Ambiental, é um ponto de partida para revelar os meios em que poderemos atuar enquanto cidadãos. Trata-se de avaliar qual a percepção da sociedade sobre o meio ambiente do município, através de uma consulta pública elaborada e testada pela SOS Mata Atlântica, Instituto Paulo Montenegro – ligado ao IBOPE e outros parceiros.

Consulta Pública Ambiental e o Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA)

Uma das principais etapas do processo de elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica é o diagnóstico da realidade do meio ambiente local.

Incorporar à formulação do PMMA uma etapa para captar o olhar da sociedade sobre aspectos ambientais gerais é uma estratégia para potencializar o processo de sensibilização e mobilização da sociedade sobre seu papel enquanto ator protagonista na elaboração e gestão de políticas públicas, além de enriquecer o diagnóstico com esse olhar.

Quando o cidadão entende que o seu envolvimento e participação ativa é fundamental para o funcionamento do sistema democrático, percebe que é ator protagonista e autor de sua própria história. Ela é construída tanto na escolha de seus representantes, na proposição de projetos, como, principalmente, no acompanhamento junto aos gestores eleitos, das políticas públicas instituídas, que acabam por definir toda a dinâmica social que rege o cotidiano das cidades.

Estimular a representação da sociedade no processo de elaboração, realização e acompanhamento do PMMA municipal, pela defesa do bem comum, torna real o processo participativo de cidadãos na gestão pública.

 

A Consulta Pública

A proposta de consulta busca, com 66 orações afirmativas, projetar o cenário ideal dos temas abordados em comparação com o cenário real percebido pelos entrevistados, dando a oportunidade de mapear a percepção das pessoas sobre os seguintes temas:car am pesquisa

1 – Qualidade do Ar

2 – Ambiente Urbano

3 – Qualidade da Água

4 – Gestão de Resíduos (Lixo)

5 – O Território

6 – Consumo Sustentável

7 – Informações Ambientais

8 – Participação Social

A Pesquisa é realizada inicialmente no âmbito dos Conselhos de Meio Ambiente das cidades para que possam ser os Conselheiros disseminadores da proposta entre a comunidade local e para que divulguem e convidem os demais habitantes da cidade para o processo do PMMA.

 

Como participar

Participe e contribua com a sua percepção sobre as questões ambientais no seu bairro e cidade!

Se seu município está em processo de elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica, informe-se sobre o link para a Consulta em: sosma.org.br/status-dos-pmmas ou solicite o link da pesquisa em seu município pelo formulário de contato.

Enquanto isso, solicite o link da pesquisa em seu município pelo email mariana@rededasaguas.org.br.

 

car am dinamica

 


Compartilhe