Projetos Anteriores

Projeto Meu Mundo de Educação Ambiental

Rio, desculpe-nos por termos te poluído, afinal nos consideramos animais racionais, mas qual animal, até mesmo irracional, polui a sua principal fonte de sobrevivência?

Lucas Rocha de Jesus
Escola Estadual Marianinha Queirós, São Lourenço da Serra, em concurso de frase produzido pelo Meu Mundo

Linha do Tempo

  • 2002/2003 – Escolas iniciam investigação sobre meio ambiente, cultura e história do Vale do Ribeira
  • 2003 – SOS Mata Atlântica lança kit de educação ambiental com cartilha, vídeo e materiais de apoio
  • 2005 – TV Escola do MEC e TV Cultura incluem vídeo do Meu Mundo em sua programação

O projeto Meu Mundo de Educação Ambiental foi desenvolvido com o objetivo de produzir e disseminar material informativo em linguagem acessível aos estudantes de Escolas Estaduais do Vale do Ribeira. Seu conteúdo refere-se à situação histórica e atual dos aspectos ambientais, sociais e culturais dos 23 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Complexo Estuarino-Lagunar.

Esta iniciativa envolveu 93 Escolas Estaduais e 35.493 alunos de 5ª a 8ª séries do primeiro grau, contribuindo para reforçar os conhecimentos de professores e alunos sobre a região e sua problemática, principalmente aquela voltada à questão dos recursos hídricos. Com isso, foi possível demonstrar as potencialidades e as possibilidades de melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira, buscando a utilização sustentada de seus recursos naturais e culturais.

Após a realização de várias reuniões com técnicos das Delegacias Regionais de Ensino, em 2003, as Unidades Escolares foram levadas a investigar informações sobre o meio, a cultura e a história dos municípios dessa região paulista, o que resultou em diversos materiais didáticos para uso em sala de aula: uma cartilha informativa e o vídeo O Rio e a Mata, além de um documento de orientação ao professor.

Esses materiais já fazem parte do conteúdo pedagógico de 91 escolas estaduais e têm possibilitado a difusão da conscientização ambiental para o público jovem de maneira geral. O vídeo de 11 minutos também está disponível na TV Escola do MEC e, em 2005, passou a ser apresentado na TV Cultura em território nacional, além de fazer parte de bibliotecas da Universidade de São Paulo.

Mesmo após o encerramento do projeto, Diretorias de Ensino do Vale realizam eventos de apresentação do “Meu Mundo” e permitem ao material continuar vivo nas salas de aula. A divulgação do kit com vídeo, cartilha e apostila chegou até a outros países pelas mãos de entidades como a Conservação Internacional.


Compartilhe