Viva a Mata

Governança local na Mata Atlântica


Mais de três mil municípios fazem parte do território abrangido pela Mata Atlântica. A Fundação SOS Mata Atlântica acredita que as iniciativas e políticas públicas nas escalas subnacionais demonstram grande potencial para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, com destaque para o protagonismo dos municípios abrangidos por esse bioma.

O painel teve como objetivo debater iniciativas de gestão local no bioma. Entre os temas debatidos estiveram os incentivos para conservação via ICMS ecológico, apresentação de casos de Planos Municipais de Mata Atlântica em elaboração, um panorama do Observatório dos Planos Municipais de Mata Atlântica e experiências de gestão de Unidades de Conservação Municipais.

O evento contou com  apresentações de Luiz Paulo Pinto, consultor ambiental, Sandra Steinmetz, da Ambiental Consulting, Cleiton Jordão Santos, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Serra do Guararu/Secretaria de Meio Ambiente do Município do Guarujá e mediação de Anita Correa, diretora da Divisão de Unidades de Conservação da Biodiversidade e Herbário Municipal na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo.


Compartilhe