ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Aprendendo com a Mata Atlântica

“Quero muito que a Mata Atlântica volte a ser grandiosa e vou fazer a minha
parte. Em casa eu cuido da hortinha e de outras plantas com muito amor.
Meus amigos também cuidam das plantas… se cada um cuidar um pouquinho, vamos
conseguir salvar a Mata. Me diverti muito! E aprendi também…”
(Estêvão, 9 anos, participante do evento especial de Férias do Aprendendo
com a Mata Atlântica).

É preciso reverter o cenário de desmatamento da Mata Atlântica e recompor a floresta. A educação ambiental é uma poderosa aliada neste desafio, pois constrói conhecimento e prepara as gerações atuais e futuras para cuidar do meio ambiente e cobrar políticas ambientais justas, além de desfrutarem mais os benefícios oferecidos por esta floresta.

O Aprendendo com a Mata Atlântica é um projeto de educação ambiental que integra a comunidade escolar a vivências na natureza.O público participa de atividades lúdicas, ambientais e culturais, como trilha interpretativa e visita a um jardim sensorial.

O projeto recebe estudantes e grupos de visitantes no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, uma fazenda no interior de São Paulo que já teve diferentes vocações, como produção de café e criação de gado, e hoje é um exemplo claro de que a restauração da floresta pode trazer outros inúmeros benefícios para o seu entorno e toda a sociedade.

As escolas interessadas realizam pré-inscrição em período pré-determinado e participam de uma seleção. Desde 2010, o projeto já beneficiou mais de 45 mil pessoas – em sua maioria professores e estudantes dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

O projeto tem o patrocínio do grupo HEINEKEN no Brasil.

Conheça as atividades do projeto e saiba como participar.

VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS

Com o objetivo de apresentar e sensibilizar os participantes sobre a importância da árvore para nossa qualidade de vida, durante a visita, os alunos são convidados a descobrir o cheiro, a textura e curiosidades das nossas árvores regionais da Mata Atlântica. Temos no viveiro cerca de 150 espécies diferentes de mudas nativas.

MAQUETE DINÂMICA MATA CILIAR

Através da maquete dinâmica, é possível entender a importância da mata ciliar (localizada nas margens dos rios) para a proteção e conservação dos recursos hídricos, e, também, destaca de que forma contribui para a manutenção da biodiversidade e da vida humana.

TRILHA INTERPRETATIVA

Com 600 metros de extensão com caminhada leve, a trilha interpretativa tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de vivências na natureza. O fragmento de mata no início é um dos remanescentes que já existiam na fazenda quando foi iniciado o trabalho de restauração florestal, com identificação de algumas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, o microclima e curiosidades da avifauna. A trilha finaliza em um área menos densa, onde as espécies estão em processo de restauração florestal e falamos da sua importância.

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO

O Centro de Interpretação foi criado com o objetivo de realizar atividades lúdicas e interativas, levantando questões sobre o tema socioambiental. O layout de atividades foi totalmente reformulado, com enfoque para o tema ambiente urbano (qualidade de vida, sustentabilidade, consumo, resíduos sólidos, parques urbanos, entre outros). Também nesse espaço, os alunos tem a oportunidade de aprender informações sobre a flora e fauna da Mata Atlântica, sua localização, área de abrangência do bioma no Brasil e importância para nossa qualidade de vida.

JARDIM SENSORIAL

Tem como proposta estimular o equilíbrio, a percepção, o desenvolvimento físico e mental dos visitantes. Com grande influência oriental, o Jardim Sensorial possibilita a percepção mais aguçada dos sentidos: Tato, através das texturas das plantas; Audição, com os repuxos d´água; A visão, através das cores; e Olfato, com os aromas das espécies. Com os olhos vendados e, preferencialmente, descalços, os visitantes terão a possibilidade de experimentar novas sensações.

Escolas e grupos interessados em participar do projeto devem realizar pré-inscrição online. A abertura de inscrições é divulgada periodicamente no site da SOS Mata Atlântica.

CONTATO
Em caso de dúvidas, escreva para camila.rizzi@sosma.org.br

As atividades do Aprendendo com a Mata Atlântica são uma rica experiência tanto para educadores quanto para estudantes. O projeto permite vivenciar uma realidade diferente do cotidiano e da sala de aula.  

Para que todos possam aproveitar ao máximo, é importante seguir algumas orientações.

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA VISITA

  • Use roupas confortáveis, que não prendam os movimentos;
  • É obrigatório o uso de sapatos fechados, confortáveis e adequados a caminhadas e trilhas (preferencialmente com solado antiderrapante). Casos os alunos não possuam, favor indicar na ficha de inscrição para que seja possível providenciar.
  • Recomendado levar chapéu ou boné, garrafa ou squeeze com água, filtro solar e repelente.
  • De preferência, coloque seus itens em uma mochila pequena de costas – é importante que as mãos fiquem livres para as atividades e que haja conforto no caso de trilhas.
  • Caso faça uso de medicamentos, não esqueça de incluir nos seus pertences.

Fique atento:

  • obedeça às atividades combinada e às orientações e regras locais;
  • da natureza nada se leva, a não ser lembranças; nada se tira, a não ser fotos!
  • não alimente animais, nem colete materiais (plantas, pedras, folhas);
  • observe atentamente onde pisa e onde se apoia, para evitar acidentes (espinhos, insetos, etc.);
  • caminhe em silêncio para ouvir e observar melhor os animais, as plantas e os sons e cores da natureza.