ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica - HEINEKEN Brasil

Uma fazenda no interior de São Paulo, que já teve diferentes vocações – como produção de café e criação de gado – hoje é um exemplo claro de que a restauração da floresta pode trazer inúmeros benefícios para a vida.

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, localizado em Itu, sedia as iniciativas de restauração florestal da Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, são realizadas ações de educação ambiental, pesquisa e capacitação técnica em parceria com universidades.

Lá funciona um viveiro com capacidade de produzir, anualmente, 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica, que são implantadas em projetos na região e dentro da própria fazenda, que neste processo de recomposição da floresta já recebeu o plantio de 720.000 (setecentos e vinte mil) mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Com 12 anos de existência, o Centro acumula ótimos resultados, como o retorno de nascentes e o aumento da presença de animais na região.

As atividades do Centro mostram que conservar os recursos naturais e restaurar os ecossistemas da Mata Atlântica é algo possível, e contam com a participação de um amplo corpo de funcionários, como engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas.

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil nasceu em 2007, em uma antiga fazenda de café cedida pelo grupo HEINEKEN no Brasil, na região de Itu.

Ao longo dos anos, o espaço passou por melhorias para ampliar suas atividades e torná-las acessíveis a todos os públicos. Exemplos são a inauguração, em 2013, da trilha interpretativa – com 600 m em fragmentos de mata em diferentes estágios de restauração florestal – e do Jardim Sensorial – que oferece aos visitantes novas sensações no contato com a natureza, através do estímulo dos sentidos com texturas, sons, cores e aromas das espécies.

Em 2017, o Centro celebrou 10 anos com um evento que reuniu colaboradores, ONGs, empresas parceiras e autoridades. O encontro comemorou também 17 anos dos programas de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, e resultados como os mais de 40 milhões de árvores nativas e a restauração de 23 mil hectares, em 9 estados e 550 municípios da Mata Atlântica, uma área equivalente ao território do Recife (PE).

Confira os resultados dessa história.

Mais água
O Centro de Experimentos contava com 17 nascentes em 2007, quando o projeto começou. Duas delas voltaram a verter água após o plantio de árvores nativas, ampliando o total para 19 nascentes. Também foi possível notar no local um aumento de 5% de água superficial e 20% de água subterrânea.

Mais vida
A recuperação da mata também foi a responsável pelo aumento de 156,7% no número de espécies de aves na antiga fazenda. Um estudo realizado em parceria com os pesquisadores Marcos Melo e Marco Silva, da Universidade Federal de São Carlos, identificou 81 espécies de aves no local em 2007. Dez anos depois, o número mais do que duplicou, chegando a 208, incluindo duas espécies ameaçadas de extinção: a perdiz e a curica.

De acordo com o levantamento, o Centro de Experimentos abriga outras seis espécies de aves classificadas como quase ameaçadas de extinção, e 13 espécies que frequentam a fazenda atualmente são endêmicas da Mata Atlântica (só são encontradas neste bioma).

Mais floresta
Quando foi criado, em 2007, o local tinha 49 hectares de floresta. Hoje, ele conta com 386 hectares restaurados. O viveiro do Centro tem capacidade de produzir 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, usadas em projetos na região e dentro da própria fazenda.

Centro de Experimentos Florestais – 12 anos:

O trabalho de sensibilização e educação ambiental convida o público a conhecer o Centro de Experimentos e a aprender sobre a floresta e outras questões ambientais. Isso é feito com atividades de visitação e pelo projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica”, que conta com o patrocínio do Gurpo Heineken no Brasil.

Entre em contato para mais informações sobre o Centro de Experimentos Florestais e aquisição de mudas:
Email: Fale Conosco
Telefone: (11) 4013-2551
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118. Itu-SP