Prêmio de Reportagem

O Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica faz parte do Biodiversity Reporting Award (BDRA), uma iniciativa internacional, resultado do esforço conjunto da Divisão de Comunicação Global da ONG ambientalista Conservação Internacional (CI), do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ). No Brasil, o concurso foi lançado em 2001 e é promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional.

O BDRA foi lançado em 1999, na Guatemala e Guiana, com o objetivo de reconhecer o trabalho dos jornalistas ambientais, fomentar a cobertura de assuntos relacionados ao meio ambiente e à biodiversidade e fortalecer alianças locais e internacionais. Atualmente, a competição é realizada em oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Madagascar, Peru e Venezuela. O concurso ainda passou por Gana – onde foram realizadas três edições – mas em 2004 o país deu lugar à participação de Madagascar.

O Prêmio conta ainda com o apoio de: Fundações Virginia W. Cabot, John D. & Catherine T. MacArthur, Robert Dryfoos Charitable Trust e Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF). No Brasil, tem patrocínio do Bradesco Cartões e Colgate-Palmolive/Sorriso Herbal.

Segundo Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, “a imprensa tem sido uma excelente aliada na mobilização da sociedade em torno da proteção da Mata Atlântica, informando sobre os temas ambientais que afetam o cotidiano das pessoas – serviços, denúncias, novas descobertas – e, principalmente, mostrando a importância da conservação do bioma para a qualidade de vida dos moradores das cidades”.

Além disso, o concurso reconhece a necessidade de oportunidades para o desenvolvimento profissional do jornalista. Desta forma, os primeiros colocados são premiados com uma viagem, com todas as despesas pagas, para participar de uma conferência internacional de jornalismo ambiental.

Para saber todos os detalhes sobre o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica visite www.premioreportagem.org.br .