Apoie nossas
causas
Se mantenha informado de nossas ações
13 de February de 2026
A Fundação SOS Mata Atlântica agora tem mais uma ferramenta para fortalecer a proteção do bioma: a Rede de Apoio Empresarial às Unidades de Conservação (UCs) da Mata Atlântica. A ideia é mobilizar empresas para contribuir financeiramente e institucionalmente com áreas protegidas localizadas principalmente nas bacias hidrográficas do Médio Tietê e do Paraíba do Sul, território prioritário da Fundação.
A criação da rede surge em um contexto de agravamento das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade. Atualmente, apenas 9,8% da Mata Atlântica está protegida por Unidades de Conservação, que enfrentam forte déficit financeiro para operar plenamente. Essas áreas, no entanto, são essenciais para garantir serviços ecossistêmicos como abastecimento de água, regulação do clima e conservação de espécies ameaçadas.
O objetivo central da rede é mobilizar empresas para fortalecer UCs públicas e privadas e incentivar a criação de novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) dentro de territórios estratégicos. A iniciativa também prevê ações de advocacy contra a redução de áreas protegidas, apoio emergencial em casos de incêndios e deslizamentos, além da promoção de encontros e seminários voltados à biodiversidade e aos compromissos climáticos do Brasil.
A estratégia territorial prioriza regiões altamente degradadas, mas com grande potencial de restauração e conservação, como as bacias do Tietê e do Paraíba do Sul, que concentram mais de 20 milhões de pessoas e grande parte do PIB nacional. Nessas áreas, a SOS Mata Atlântica já mantém parcerias com Unidades como a Floresta Nacional de Ipanema, o Parque Nacional de Itatiaia, o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Paraty e o NGI Guanabara.
A rede funciona por meio de níveis anuais de engajamento financeiro, com aportes a partir de R$ 10 mil por ano, destinados a pequenas, médias e grandes empresas. Como organização qualificada como OSCIP, a Fundação permite que empresas tributadas pelo Lucro Real deduzam até 2% do lucro operacional como despesa, o que pode gerar recuperação de até 34% do valor investido.
Com a Rede de Apoio às UCs, a SOS Mata Atlântica reforça a importância da parceria entre sociedade civil e setor privado para enfrentar os desafios climáticos e garantir a conservação de um dos biomas mais ricos — e ameaçados — do planeta.
Foto de capa: Parque Nacional do Itatiaia. Crédito: Lucas Bressan de Andrade / Wikimedia.