Confira os destaques da atuação da SOS Mata Atlântica em 2015

14 de December de 2015

2015 já se despede e a Fundação SOS Mata Atlântica resgata os principais momentos e destaques de sua atuação no ano. Confira! É hora também de agradecer aos parceiros, patrocinadores, conselheiros, filiados, voluntários, colaboradores, fornecedores, seguidores e amigos! Nossos resultados dependem do seu apoio à nossa causa pelas Florestas, pelo Mar e pela qualidade de vida nas Cidades. Continue nos acompanhando em 2016. Que o novo ano traga um maior despertar das consciências para a importância de todas as formas de vida, da ação coletiva e da sustentabilidade. E, juntos, vamos continuar defendendo a natureza do Brasil. Afinal, “a humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive” (manifesto SOS Mata Atlântica). Estaremos em período de recesso de 24/12/2015 a 03/01/2016. Boas Festas! E boa leitura! SOS Mata Atlântica rumo aos 30 anos: uma causa de todos os brasileiros Selo SOSMA 30 Anos2016 promete: a SOS Mata Atlântica celebrará 30 anos e as comemorações já começaram agora em dezembro, com duas novidades! Está aberto o edital que destina até R$ 1 milhão para apoiar Unidades de Conservação (UCs) Municipais. Além disso, lançamos o hotsite "Aqui Tem Mata?", que mostra de forma interativa como está a situação da floresta em sua cidade. Experimente! A Fundação também apresentou no início de dezembro o selo que homenageia os 30 anos de sua atuação. Já são quase 3 décadas de uma história que começou com a defesa da Mata Atlântica e se ampliou para buscar a proteção do mar e da costa associados a ela, e para mostrar que a floresta é essencial para a qualidade de vida nas Cidades. Essa atuação foi narrada por Marcos Palmeira no vídeo apresentado pela Fundação no Viva a Mata. [caption id="attachment_103849" align="alignright" width="240"]Rafa Cecilia causa GPS Espécies Rafa e Cecília
E, acreditando que essa causa é nossa, de todos os brasileiros, a Fundação lançou em julho a campanha institucional "Espécies da Mata Atlântica". A websérie traz casos reais de cidadãos que se mobilizam, cada um à sua maneira, em favor do meio ambiente, da Mata Atlântica e da qualidade de vida. Criada pela agência DPZ&T, a campanha já lançou 3 episódios com estes personagens. A iniciativa conta ainda com o portal “GPS Mata Atlântica” (gpsmataatlantica.org.br) onde, além de assistir à série de vídeos, os interessados podem participar da campanha publicando fotos, vídeos e textos que relatem suas ações cotidianas em prol do ambiente em que vivem. Até dezembro, a campanha apresentou as histórias:
  • do Rafa, que incentiva a participação de voluntários no monitoramento da água dos rios de sua cidade, com narração da atriz Mariana Ximenes;
  • da Cecília e da Carolina, que criaram o Movimento Boa Praça na região da Lapa e Pinheiros, em São Paulo, com locução do ator, diretor e apresentador Marcio Garcia;
  • do Pedro, que participa do reflorestamento e da limpeza da mata no Parque Nacional da Tijuca, localizado no coração da maior floresta urbana do mundo, no Rio de Janeiro, o vídeo tem narração da atriz e apresentadora Regina Casé.

“Com este projeto queremos reforçar a ideia de que qualquer um pode fazer sua parte e contribuir para um ambiente mais sadio. Ao trabalhar com histórias reais – que inspiram e mostram diversas maneiras de proteger o ambiente – temos a oportunidade de aproximar ainda mais as pessoas e engajá-las para a causa ambiental” (Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.)

Com esses esforços, a rede de amigos da Mata Atlântica não para de crescer. Em 2015, a SOS Mata Atlântica superou 1 milhão de fãs no Facebook - curtindo, compartilhando, comentando e apoiando ações ambientais. A Fundação também registra números crescentes em outras redes sociais, como seu Instagram e o Twitter.

1milhao

Em 2015, nós também comemoramos um marco importante: nossos 15 anos de atuação na Restauração Florestal. O Viva a Mata ampliou sua duração e deu seu 1° passo itinerante. Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento que comemora o Dia da Mata Atlântica teve 9 dias de duração com educação ambiental, encontros técnicos, seminários, informação científica, passeios, atrações culturais, mobilizações e debates sobre políticas públicas. A programação incluiu encontros e lançamentos importantes, como: o lançamento de dados inéditos sobre a Mata Atlântica do Rio de Janeiro; o novo ciclo do projeto A Mata Atlântica é Aqui, que inaugurou um novo formato com atrações culturais; um diálogo inédito entre os Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica; a mobilização "Água Limpa é a Onda"; lançamento da revista Conhecimento, e o mutirão para plantio de mudas. E tem muito mais. Acesse nossos destaques por área nos links abaixo. E em 2016, continue conosco e confira nossos resultados consolidados no Relatório Anual.