Raízen é nova parceira pela restauração da Mata Atlântica

Raízen é nova parceira pela restauração da Mata Atlântica

A SOS Mata Atlântica e a Raízen, empresa integrada de energia que comercializa produtos que derivam da cana-de-açúcar, assinaram acordo de parceria com o objetivo de fomentar a restauração da Mata Atlântica

6 de julho de 2022

O objetivo principal é recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs) – como margens de rios – de produtores de cana-de-açúcar por meio do programa Florestas do Futuro. O primeiro projeto conjunto será numa área de preservação de 12 hectares em um dos produtores parceiros da Raízen em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Segundo Rafael Bitante Fernandes, gerente de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, são muitos os benefícios para o produtor que aderir ao programa. “Ao indicar a propriedade para a restauração das APPs e também das Reservas Legais, o produtor tem a oportunidade de se adequar ao Código Florestal e ficar regularizado legalmente. E ainda com a vantagem de a recuperação ser realizada sem custos para o proprietário”, ressalta.

Ele explica que os projetos duram até 8 anos e contemplam o todo processo de registro do projeto, plantio das árvores, manutenção das mudas nativas e monitoramento pós-plantio. “A restauração florestal é o esforço de resgatar a floresta que originalmente existia em uma área e trazer de volta suas funções originais. Essa recomposição deve ser feita principalmente nas áreas de nascentes, mananciais e nas margens dos rios ou matas ciliares, para diminuir riscos de desabastecimento de água nas cidades brasileiras”, afirma. Os benefícios gerados pelos serviços ambientais da floresta são inúmeros: a conservação e regulação do sistema hidrológico, combate a mudanças climáticas, refúgio para fauna e inimigos naturais de pragas agrícolas, além da conservação de solo.

A ONG atua desde 2000 na área da restauração florestal e já soma cerca de 42 milhões de árvores nativas plantadas em projetos em 9 estados do Brasil. “Dessa forma, os proprietários podem ficar tranquilos que temos vasta experiência no tema e nossos projetos seguem grande rigor técnico e científico”, reforça.

Essa parceria compõe a Oferta de Valor Sustentável da Raízen aos seus parceiros produtores de cana, que por meio dos Programas ELO e Cultivar incentiva e apoia a melhoria contínua das práticas de nossos fornecedores de cana-de-açúcar. Buscamos parcerias estratégicas para aprimorar a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade dos produtores”, afirma Ricardo Berni – diretor de Negócios Agrícolas da Raízen.  

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a década de 2021-2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas, sendo “uma convocação para a proteção e a revitalização dos ecossistemas de todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza”.

A Mata Atlântica abriga mais de 70% da população brasileira, responde por 80% da economia do país, engloba grandes centros urbanos e industriais, além de ser responsável por grande parte da produção de alimentos do país. 

“As florestas estão entre os ecossistemas mais ameaçados do mundo, sendo o fim do desmatamento e a restauração as soluções para frear o aquecimento global e reestabelecer as funções ecológicas da natureza”, diz Fernandes.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Enviaremos sempre os melhores materiais, convites e notícias.

Não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ajude a Fundação a conquistar mais resultados.

Fundação SOS Pro-Mata Atlântica

info@sosma.org.br

+55 (11) 3262-4088

Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Conj. 1318

01311-300 - Bela Vista - São Paulo/SP

57.354.540/0001-90

2021 © SOS Mata Atlântica